quinta, 25 de abril de 2024
Aquisição

Visa anuncia acordo para compra da plataforma de banco aberto Tink por 1,8 bilhão de euros

Segundo a Visa, a fintech manterá sua marca e equipe de gestores e sua matriz permanecerá em Estocolmo, na Suécia

25 junho 2021 - 17h57Por Redação SpaceMoney

A Visa anunciou nesta sexta-feira (25) que assinou um acordo definitivo para a compra da plataforma europeia de banco aberto Tink por 1,8 bilhão de euros à Visa. A contrapartida financeira inclui dinheiro e incentivos de retenção.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento. A Visa financiará a aquisição com o dinheiro existente em caixa e a operação não afetará o programa de recompra de ações ou a política de dividendos já anunciada pela Visa.

A Tink permite que instituições financeiras, fintechs e estabelecimentos comerciais criem ferramentas de gestão financeira, produtos e serviços personalizados para consumidores e empresas da Europa com base em seus dados financeiros. A empresa está integrada com mais de 3.400 bancos e instituições financeiras.

Segundo a Visa, a fintech manterá sua marca e equipe de gestores e sua matriz permanecerá em Estocolmo, na Suécia.

"Com a junção da rede das redes da Visa e as capacidades de banco aberto da Tink, entregaremos mais valor aos consumidores e empresas europeias com ferramentas que tornam sua vida financeira mais simples, confiável e segura", afirma Al Kelly, chairman e CEO da Visa.

A legislação da União Europeia - a Diretriz de Serviços de Pagamento revisada (PSD2) - exige que os bancos habilitem o acesso de provedores externos registrados agindo em nome de seus clientes ou com o consentimento deles. Consequentemente, inovadores de todos os tipos, como instituições financeiras, fintechs, desenvolvedores, plataformas e estabelecimentos comerciais, estão usando um número cada vez maior de soluções de banco aberto para oferecer aos consumidores mais opções de como e onde compartilhar seus dados financeiros. A Tink é uma das mais de 440 prestadoras de serviços em toda a Europa que oferecem serviços de banco aberto.

*Com informações de In Press Porter Novelli

Tags: Tink, Visa