sexta, 19 de abril de 2024
Venda conjunta

Vibra Enegia e governo do Espírito Santo contratam BNDES para estruturar venda da ES GÁS

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social coordenará o projeto durante todas as fases

24 setembro 2021 - 18h03Por Reuters
Vibra EnergiaVibra Energia - Crédito: Divulgação

Por Marta Nogueira, da Reuters - A Vibra Energia (ex-BR Distribuidora) e o governo do Espírito Santo contrataram nesta sexta-feira o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturar a venda conjunta de ações da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS), informou o banco em nota à imprensa.

Criada em 2018, a ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Espírito Santo detém 51% do capital votante e a Vibra Energia os demais 49%. A companhia capixaba é responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Estado, atuando em diversos segmentos, totalizando mais de 60 mil unidades consumidoras.

O BNDES coordenará o projeto, que visa a desestatização da empresa, durante todas as fases, que compreendem estudos e modelagem econômico-financeira, audiência pública, realização do leilão e assinatura do contrato entre o setor público e o parceiro privado.

"A Vibra e o Estado do Espírito Santo pretendem, por meio da contratação do BNDES, realizar processo de desestatização da ES GÁS, com a venda em conjunto de ações na referida companhia, o que deve trazer uma nova perspectiva de desenvolvimento das atividades de Gás no Estado, alinhada às novas iniciativas de crescimento do setor", disse em nota o diretor comercial de B2B da Vibra Energia, Bernardo Kos Winik.

"Vale destacar que o processo em questão contempla a realização de estudos para elaboração de modelagem de venda das ações, os quais, quando concluídos, serão oportunamente submetidos à deliberação do Conselho de Administração da Vibra."