quinta, 25 de abril de 2024
IFECAP

Vendas do comércio de SP em dezembro estão 1,2% maiores que em 2019, aponta pesquisa

21 dezembro 2020 - 19h04Por Redação SpaceMoney

Pesquisa do Índice da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (IFECAP) indica que as vendas do comércio de São Paulo em dezembro de 2020 estão 1,18% maiores que as do mesmo período do ano passado. O estudo também revela um aumento de 2,59% na situação geral dos negócios para este mês em comparação com dezembro de 2019.

O IFECAP é feito com a compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, considerando o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice também avalia as informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os três meses futuros.

Entretanto, o índice IFECAP registrou queda de 8,22% para o mês de dezembro deste ano, quando comparado com novembro de 2020. Os resultados do Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, também apresentaram baixa para este mês quando comparado com o mês anterior, ficando em 9,80%.

Segundo a FECAP, essa retração pode ser justificada pela antecipação das compras de fim de ano durante a Black Friday; retorno à fase amarela do Plano São Paulo, aumento do número de casos e mortes no país; fim do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal; menor 13° salário para trabalhadores que tiveram seu salário reduzido; e aumento da inflação e desemprego.