terça, 23 de abril de 2024
Dívidas

Veja sete dicas para quem está com o nome sujo

Saiba como limpar o seu nome e reorganizar suas finanças.

24 maio 2021 - 17h18Por Redação SpaceMoney

Em março deste ano, o número de pessoas inadimplentes no Brasil, as pessoas com o "nome sujo", chegou a 62,5 milhões.

A situação faz com que a pessoa tenha algumas restrições financeiras. Quem está incluído nesta lista, por exemplo, tem alguns problemas na hora de pedir empréstimos.

Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá, plataforma de negociação de dívidas, afirma que, antes de mais nada, o inadimplente precisa saber de quanto é a sua dívida: "existem muitas pessoas que estão negativadas e não sabem. Isso acontece principalmente quando se muda de endereço e eventualmente se esquece de avisar alguma empresa. É importante consultar a situação do seu CPF para ficar sabendo exatamente quanto e para quem está devendo".

Para ajudar a tirar as principais dúvidas sobre o assunto, Garcia listou algumas dicas. Confira:

Procure saber se tem e quais são suas dívidas

Para saber se o seu nome está sujo é preciso consultar seu CPF nos serviços de proteção ao crédito. A recomendação é que você realize a consulta nos três principais serviços, já que eles listam dívidas de diferentes origens.

Nome sujo na praça causa alguns problemas

Estar com o nome sujo não é um bom sinal e tem, sim, suas consequências.

Abrir uma conta-corrente ou fazer a solicitação de um novo cartão de crédito pode ter seu processo dificultado, além de que nas contas ativas o cheque especial e talões de cheques podem ser cancelados.

Outra questão é sobre empréstimos que poderão ser negados, bem como qualquer tipo de financiamento, seja de carro, imóvel ou outros bens.

Se encontrou as dívidas, descubra do que se trata

Se você reconhece a dívida, é hora de entender qual o saldo devedor atual, a taxa de juros e há quanto tempo ela está em atraso. A partir disso, você irá criar seu plano de ação para quitá-la.

Se desconhece ou discorda, o ideal é entrar em contato com o credor para entender do que se trata e obter os detalhes do contrato.

Se a negativação realmente for indevida e o credor não regularizar a situação, você tem o direito de entrar com uma ação de indenização por danos morais.

Faça contrapropostas

Se os valores oferecidos pelas empresas não forem interessantes, você pode verificar a melhor forma de enviar uma contraproposta que melhor se adeque ao seu bolso. Quando se trata de dívidas, é importante insistir na negociação até chegar a um acordo justo para ambos. Afinal, não adianta assumir outra dívida para pagar o que deve e acabar se enrolando de novo.

Após negociar, pague as parcelas sem atrasos

Depois de negociar suas pendências e limpar seu nome, o objetivo deve ser o pagamento das dívidas. Além de reorganizar o orçamento, você pode buscar fontes de renda extra, reduzir gastos e simplificar seu padrão de vida, tudo para organizar as contas e atravessar a crise com mais tranquilidade.

Após 5 anos, a dívida prescreve

"Ela caduca e não preciso mais pagá-la". Errado. Após cinco anos, a dívida prescreve, o que chamamos popularmente de caducar.

Mas diferente do que o senso comum diz, apesar dela sair de negativação, ela não deixa de existir. É importante pagar dívidas caducas porque elas ainda constarão no seu histórico financeiro e causam restrições internas com a instituição para a qual você ficou devendo. E ela pode sim ser cobrada de forma amigável.

Para não ficar com o nome sujo, mantenha suas finanças organizadas

Fique atento e faça um planejamento para pagar suas contas em dia. Anote as datas de vencimento e saiba as taxas de juros de cada serviço contratado. Não faça compras por impulso. O controle de gastos é fundamental para manter seu nome limpo.

Compras por impulso, que não foram planejadas e não cabem no seu orçamento, podem ocasionar um descontrole financeiro e o atraso de alguma conta. Leia as letras pequenas de anúncios e contratos pois elas geralmente escondem as desvantagens daquele serviço.

Por isso, na hora de pedir um cartão de crédito, fazer um empréstimo ou financiamento, leia tudo e entenda muito bem todos os custos envolvidos, tanto tarifas como juros.