quinta, 25 de abril de 2024
Combustíveis

Veja dicas para economizar na hora de abastecer

Apesar da diminuição no valor, o gasto com o combustível ainda está presente no dia a dia dos brasileiros, representando uma grande participação nos gastos com os veículos

24 março 2021 - 18h13Por Redação SpaceMoney

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (24) que vai reduzir o preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir de amanhã (25). Essa é a segunda vez que a companhia reduz o preço da gasolina em 2021 e é a primeira vez que o diesel tem queda no seu valor.

Apesar da diminuição no valor, o gasto com o combustível ainda está presente no dia a dia dos brasileiros, representando uma grande participação nos gastos com os veículos.

Portanto, confira quatro dicas para economizar na hora de abastecer.

1 - Analise a frequência com que você usa o carro e o trajeto que costuma percorrer

O etanol é o mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando.

Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

2 - Faça cálculos

Agora para se ter a resposta exata, multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina. Outra forma de chegar à resposta correta é calcular quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível. Em carros mais modernos, o próprio instrumento aponta quantos km/litro o veículo está fazendo.

3 - Monitore seus gastos com combustível

Outra coisa importante é monitorar seus gastos com combustível, seja gasolina ou álcool. Faça uma planilha a partir dos seus gastos ao abastecer. 

4 - Use o cashback

Atualmente, há diversos aplicativos e programas de cashback que são aceitos nos postos de combustível. Com eles, é possível que o consumidor ganhe uma porcentagem do dinheiro gasto ao abastecer.

*Com informações da NR-7 Comunicação