quinta, 28 de março de 2024
Administração de empresas

Veja cinco dicas para o planejamento financeiro da sua empresa em 2021

11 fevereiro 2021 - 11h39Por Redação SpaceMoney

A pandemia de Covid-19 e as incertezas econômicas enfrentadas em 2020 mostraram para os empresários que o desafio de controlar gastos, gerenciar o fluxo de caixa e monitorar despesas e investimentos é essencial para o bom funcionamento e saúde das empresas.

Clique aqui e confira todas as notícias sobre os IPOs de 2021!

De acordo com o administrador Caio Lozasso, proprietário da Lozasso Consultoria, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de realizar um planejamento financeiro. "Montar um plano empresarial exige muito estudo de todos os fatores que envolvem desde o processo de compra até o pós atendimento ao cliente”, diz.

Para auxiliar os empresários na hora de construir o planejamento e conseguir um bom faturamento já em 2021, a consultoria reuniu cinco dicas essenciais. Confira:

1. Identifique padrões no seu orçamento

Com o levantamento do faturamento da empresa nos últimos anos e análises atuais do mercado, é possível prever o seu orçamento e também as suas estimativas de vendas. Lozasso reforça que, apesar de uma previsão não ser certeza absoluta, permite uma tomada muito mais assertiva sobre as questões gerenciais mais importantes da sua empresa.

2. Controle o seu fluxo de caixa

De acordo com o Sebrae, o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra detalhadamente os valores que entram e saem de uma empresa e seu cálculo. O indicador é construído a partir dos saldos existentes em contas bancárias e o dinheiro disponível na empresa.

"Ter o controle do fluxo de caixa acaba se tornando essencial porque é através dele que é possível avaliar a saúde financeira da sua empresa, tanto nos pontos negativos quanto nos pontos positivos, e ter uma percepção maior de quais podem ser as expectativas para o empreendimento", explica o administrador.

3. Tenha em mente (e no papel) os possíveis cenários econômicos

Um bom planejamento também pode auxiliar nas previsões sobre o cenário econômico. Claro, ninguém pode antecipar uma pandemia, mas trabalhar com possibilidades te deixa mais preparado, minimiza riscos empresariais e pode até evitar uma possível falência.

O administrador indica que o empresário trabalhe com três cenários para o seu planejamento financeiro: pessimista, otimista e realista. Como os próprios nomes já sugerem, esses cenários são previsões de mercado para uma análise mais estratégica.

4. Não deixe de medir os seus resultados no planejamento financeiro empresarial

E agora uma das partes mais importantes do planejamento: o resultado. De nada vai adiantar estudar mercado, fazer projeções e fazer um monitoramento constante se você não medir os seus resultados. É com eles que as próximas decisões gerenciais poderão ser pautadas..

5. Conte com especialistas para te ajudar

Por fim, a última dica é contar com a ajuda de um especialista. "Fazer um planejamento efetivo pode ser bem mais desafiador do que a maioria pensa. Por isso, contar com especialistas que entendem do seu mercado e também da parte financeira das empresas se torna uma ferramenta extremamente importante para você ter ainda mais assertividade", finaliza Lozasso.

Com informações da M3M Comunicação