sexta, 03 de maio de 2024
SpaceMercado

Unipar (UNIP6) requer exclusividade em due diligence com Braskem (BRKM5), mas credores discordam

No entendimento de um dos credores, a capacidade de alavancagem da Unipar no longo prazo para fazer consolidação no setor petroquímico seria menor

05 julho 2023 - 08h00Por Redação SpaceMoney

A Unipar (UNIP6) condicionou o processo de "due diligence" (auditoria) na Braskem (BRKM5) à exclusividade nas negociações, mas a companhia de Frank Geyer Abubakir não deve contar com o alinhamento dos bancos credores da Novonor (ex-Odebrecht) para garantir essa operação, apuraram as repórteres Mônica Scaramuzzo e Stella Fontes para o jornal Valor.

Fontes ligadas às instituições financeiras que têm ações da petroquímica como garantia afirmaram que há um alinhamento para discutir as duas propostas formais na mesa.

Além da Unipar, a Apollo e a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc) apresentaram oferta formal em maio pela petroquímica.

No entendimento de um dos credores, a capacidade de alavancagem da Unipar no longo prazo para fazer consolidação no setor petroquímico seria menor de que a rival gestora americana e a empresa árabe.

De acordo com a apuração, a Petrobras (PETR3)(PETR4) também estaria alinhada com os credores em discutir o que já está na mesa e manter o processo mais competitivo.

Fontes reportaram ao Valor que a proposta de Unipar foi a que mais agradou a Novonor, uma vez que o grupo manteria participação de 4% na petroquímica. Contudo, sem exclusividade, a Unipar não estaria disposta a avançar no processo.

 

As informações são das repórteres Mônica Scaramuzzo e Stella Fontes para o jornal Valor.