terça, 16 de abril de 2024
Alternativas

UE vai discutir mudanças nas regras orçamentárias para lidar com dívida e focar investimento verde

Ministros das Finanças do bloco começarão a discutir o tema na última sexta-feira

08 setembro 2021 - 10h28Por Reuters

Por Jan Strupczewski, da Reuters - Os ministros das Finanças da União Europeia começarão a discutir na sexta-feira como mudar suas regras orçamentárias para lidar com um enorme aumento na dívida do governo durante a pandemia do coronavírus e como incentivar os gastos necessários para conter as mudanças climáticas.

As possíveis opções incluem isentar os investimentos "verdes" de cálculos de déficit e limites de dívida e esquecer temporariamente as regras existentes que dizem que a dívida deve ser cortada todos os anos, mostraram documentos preparados para as conversas entre ministros.

"O desafio nos próximos anos será consolidar os déficits e, ao mesmo tempo, aumentar os investimentos verdes para atingir as metas ambiciosas da UE de cortar emissões ou quaisquer outros investimentos", disse nota preparada pela Eslovênia, sede da reunião.

A Eslovênia atualmente detém a presidência rotativa de seis meses da UE e comandará as negociações.

Uma análise do centro de pesquisa Bruegel encomendada pelos ministros mostrou que o investimento público adicional para cumprir os objetivos climáticos da UE terá de ser de 0,5% a 1,0% do PIB anualmente durante esta década, e isso pode exigir flexibilidade nas regras.