sábado, 20 de abril de 2024
Com imunização

UBS espera queda das hospitalizações em junho e projeta retomada da economia até outubro no Brasil

Normalização da atividade econômica deve ocorrer antes da chamada 'imunização de rebanho' - quando 70% da população precisaria estar vacinada

10 maio 2021 - 12h40Por Investing.com
 - Crédito: Hakan Nural via Unsplash

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - A normalização da atividade econômica no Brasil deve acontecer antes da chamada imunização de rebanho no país - quando 70% da população precisaria estar vacinada - por conta da estrutura etária brasileira, que é mais jovem, disse o UBS (SIX:UBSG) (SA:UBSG34) em relatório.

Segundo os analistas, uma imunização de rebanho “efetiva” poderá ser alcançada quando todos os brasileiros de até 30 anos forem vacinados, o que deve acontecer até outubro, segundo dados do Ministério da Saúde analisados por eles.

Eles esperam uma queda significativa nas hospitalizações e mortes no Brasil entre o final de maio e o início de junho, com a retomada da normalidade das atividades econômicas em outubro, “no mais tardar”.

Isso porque, escrevem, se o Brasil vacinar todos os brasileiros acima dos 30 anos, que representam 56% da população, a pressão no sistema de saúde iria diminuir, permitindo a retirada das regras de distanciamento social e, assim, promovendo a normalização da economia.

O relatório aponta que, em termos relativos e absolutos, o Brasil está em algum lugar entre a Europa e os outros países emergentes, com o ritmo de vacinação entre um dos melhores em termos de doses por milhão.

Enquanto a Europa alcançou cerca de 35% em termos de imunizações como percentual da população, o Brasil fica em 21% em comparação, com cerca de 13% para os demais emergentes. Os EUA estão com 74%, Reino Unido com 72%, Chile com 77% e Israel com 120%.

Os analistas consideraram as doses da Coronavac, AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34), Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) e Janssen disponíveis ou previstas para o Brasil.