quinta, 28 de março de 2024
Investimentos

Tesouro Direto disponibiliza três novos títulos; confira mudanças

18 fevereiro 2021 - 11h55Por Redação SpaceMoney

Buscando sempre disponibilizar títulos com vencimentos superiores a dois anos, o Tesouro Direto oferece três novas aplicações aos investidores. Desde a mudança, feita em 8 de fevereiro, os títulos Tesouro Prefixado 2024, Tesouro Selic 2024 e Tesouro Selic 2027 já podem ser adquiridos.

Com a alteração, dois outros títulos não serão mais negociados: o Tesouro Prefixado 2023 e o Tesouro Selic 2025. Para os investidores que já possuíam as aplicações descontinuadas não há mudanças: o resgate dos títulos funcionará como de costume.

Entre as principais diferenças das opções anteriores para as novas estão as datas de vencimento. Conforme explicou a XP Investimentos, em relatório divulgado no último domingo (14), o objetivo da mudança, no caso do Tesouro Selic, é “reduzir o efeito de eventuais oscilações do mercado sobre os preços do título”.

Além disso, os vencimentos distintos também afetam os ganhos com os investimentos. “Títulos mais longos oferecem rentabilidades mais elevadas e vice-versa”, conta a XP. O efeito tem relação direta com o risco: ativos com prazos mais longos estão sujeitos a maiores oscilações de preço até o vencimento e, portanto, também apresentam mais risco.

Veja como as ações operaram hoje no Ibovespa