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Recuperação econômica

Setor de varejo está em processo de retomada de crescimento, aponta KPMG

Segundo consultoria, o consumo de artigos essenciais permanece em alta, enquanto o comércio digital surge como solução para continuidade dos negócios

08 junho 2021 - 12h44Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (8), a consultoria KPMG divulgou os resultados de sua pesquisa que analisa quatro possíveis padrões de retomada dos 40 principais setores da economia brasileira, após um ano do início da pandemia de Covid-19.

Segundo o estudo, o setor de varejo - especialmente nos segmentos online, farma e alimentar - está no processo de crescimento, em que as empresas que atravessam o atual momento ganham fôlego com o comportamento do consumidor, favoravelmente alterado durante a crise.

Entre os principais desafios para o segmento apontados pelo relatório, as medidas de restrição de circulação ainda vigentes transformaram profundamente os hábitos dos consumidores, que seguem preocupados com segurança.

Com isso, o varejo online ganhou protagonismo e tornou-se alternativa ao fechamento das lojas. Também por essa razão, tornou-se fundamental reavaliar os meios tradicionais e consolidar novos modelos de omnichannel (estratégia entre canais que pode melhorar a experiência do usuário).

"A pesquisa apontou que o consumo de artigos essenciais permanece em alta, enquanto o comércio digital surge como solução para a continuidade dos negócios. Nesse cenário, o e-commerce consolidou-se como resposta ao fechamento das lojas, sendo que muitos comerciantes incorporaram o canal digital em definitivo", analisa o sócio líder do segmento de varejo e líder de Clientes & Mercados da KPMG para as Regiões Norte e Nordeste, Paulo Ferezin.

O relatório indica mais alguns tópicos prioritários:

Modelo de negócios

Marcas precisam demonstrar propósito, sustentabilidade, engajamento social e preocupação/cuidado com o cliente. Examinar novos modelos de negócios, estratégias de canais, contratos de trabalho e parcerias existentes.

Uma parcela das lojas não serão mais reabertas e o foco do segmento estará nos canais digitais. Ampliação das lojas inteligentes (prateleira virtual, redução de espaço físico, cauda longa somente online, provador virtual);

Modelo operacional

Maior sinergia entre fabricante e varejo: repensar o "custo de fazer negócios", com automação de processos por meio de RPA (automação) e IA (Inteligência Artificial).

Os varejistas precisam reconhecer que as formas convencionais de corte de custos não serão suficientes e precisarão ir além para retornar à lucratividade.

Será fundamental entender e modelar a demanda em cada um dos canais, balanceando o cronograma de reabertura de lojas físicas com o avanço do comercio digital. As lojas devem passar por alteração de layout e controle de fluxo, para evitar aglomerações.

Mudanças de hábitos dos consumidores

Por um bom tempo as interações pessoais não serão mais as mesmas.

Os consumidores não se sentirão confortáveis em retornar rapidamente para lojas físicas nem para locais com aglomerações, os canais digitais seguirão em alta, impulsionados por conteúdo de qualidade, influenciadores e promoções. Varejo de pouco contato cai no gosto do consumidor.

Estratégia Lean

O varejo demanda muita inovação, seja em seu canal digital, seja na preparação das lojas para o conceito do Varejo Seguro. Soluções de rápida implementação são a tendência.

Colaboradores

Equipe de back office deve ter retorno gradual, mantendo parte do trabalho em modalidade híbrida. O vendedor digitalizado, potencializado por tecnologia digital, passará a atuar nas lojas, mantendo a segurança e o cuidado necessário.

Estrutura de capital

Revisão dos portfólios de lojas, categorias e sortimento, preservando resultados de curto prazo e caixa. Fortalecimento da estrutura de capital e ampliação do Capex voltado à transformação dos negócios para a "nova realidade".

Gestão de riscos

Fortalecer e/ou implementar uma política de gestão de riscos, governança e gestão ESG, que permitam à companhia enfrentar cenários de crise antes vistos como impossível ou improvável.

Com informações de Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A).

 

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