sexta, 19 de abril de 2024
ENTREVISTA

"Sem planejamento financeiro as pessoas não serão felizes", diz Fabio Murad

Fundador da SpaceMoney quer transformar a vida de milhões de brasileiros com sua metodologia inovadora

18 outubro 2021 - 17h14Por Redação SpaceMoney

Planejamento financeiro para todos. Esse é o mantra repetido a todo momento pelo empreendedor, economista e contabilista Fabio Murad, fundador e co-CEO da SpaceMoney. Ele traçou para si o ambicioso desafio de democratizar, no Brasil, o acesso a planejamento financeiro, serviço normalmente restrito a pessoas com muito dinheiro. Murad acredita que pode transformar a vida de milhões de brasileiros com a metodologia que desenvolveu e aplicou em sua empresa, “Os 4 P´s da Independência Financeira” - Planejamento, Proteção, Previdência e Projetos.

Por que o planejamento financeiro é tão importante?

Hoje, apenas um por cento dos brasileiros mantém o padrão de vida na aposentadoria. Mais de 70% das famílias estão endividadas, mais da metade não consegue guardar dinheiro, muita gente investe caro, investe errado, gasta mais do que ganha... Esses indicadores e situações representam a falta de educação financeira no Brasil. Sem planejamento das finanças, as pessoas não se protegem contra os principais riscos das suas vidas, não garantem a renda que precisam após se aposentarem e não conseguem realizar seus projetos e sonhos. Isto é, não vão ser felizes. Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda muito, né?

Apesar de ser transformador, por que o planejamento financeiro ainda não “pegou” no Brasil? 

Porque é mais rápido ganhar dinheiro sendo um agente autônomo de investimentos, um corretor de seguros ou um representante de crédito. Então, acho que é por causa do imediatismo do brasileiro, de querer ganhar dinheiro no curto prazo. Já atuando como um planejador financeiro, a tendência é ganhar de uma forma mais lenta, mas a receita cresce muito mais no longo prazo. Por outro lado, é necessária uma campanha nacional sobre a importância de se planejar financeiramente, para mudar a realidade da grande maioria dos brasileiros. Hoje a educação financeira é um conteúdo obrigatório nas escolas, mas ainda é um tema que está começando. Se, desde criança, a gente já tivesse aprendido o valor do planejamento financeiro, talvez a realidade fosse diferente hoje. Precisamos falar mais em como as pessoas devem se organizar financeiramente, na importância do seguro de vida, da previdência privada, em vez de continuar falando apenas em como fazer boas escolhas de investimento.

Como o planejador financeiro atua, na prática, para ajudar seus clientes de maneira mais efetiva?

O grande lance do planejador financeiro é que ele dá clareza para a estrutura financeira do seu cliente. Ele vai realmente entender onde a pessoa está errando nas suas decisões financeiras, seja na compra de um carro, seja em uma viagem com a família ou na formação da sua receita. O trabalho do planejador financeiro, literalmente, é um trabalho igual do médico. Se o cliente está muito endividado, ele vai na raiz daquele problema, para ajudar a resolvê-la. Não tem conflito de interesses, pois o planejador financeiro é remunerado de maneira diferente que um corretor de seguros ou um assessor de investimentos. Ele ganha um percentual do patrimônio do cliente ou um fee fixo, e não uma comissão por produto vendido. Por isso, ele não tem interesse em “empurrar” produto para seu cliente. Mas, sim, de ajudá-lo a crescer o bolo de maneira consistente, visando ao longo prazo. O planejador financeiro está isento para apresentar para o cliente aquilo que entende que é o melhor para seu momento de vida.

E esse profissional também está preparado para enxergar a vida financeira do cliente de forma mais ampla, né?

Sim, exatamente. Dificilmente você vai conversar com um agente autônomo de investimentos e ele vai perguntar quantos anos tem a sua filha. Mas essa informação é fundamental na hora de fazer um planejamento financeiro, porque proteger a filha em caso de necessidade é um projeto de vida, né? Como vai ficar sua estrutura familiar se você faltar? Como você vai atingir os seus objetivos financeiros lá na frente? Essas são questões com que o planejador financeiro vai trabalhar, ele vai enxergar a vida inteira do cliente, desde a estrutura familiar, estrutura empresarial, e ajudar o cliente a conquistar seus objetivos financeiros com menos solavancos possíveis. E, se tiver algum problema, a gente vai estar preparado, porque problemas são coisas que vão acontecer na nossa vida, né? 

E para quem já está endividado, o planejamento financeiro pode ajudar também?

Sim, quem está endividado pode recorrer ao planejamento financeiro para sair dessa situação. O planejamento financeiro vai te dar saídas. Em alguns casos, pode ser necessário, por exemplo, adiar o pagamento de alguma dívida. Se eu ganho mil reais por mês, como vou pagar cinco mil reais por mês de dívida bancária? Até conseguir renegociar e pagar, você não terá mais crédito, mas o ideal em uma situação com essa é ter calma e se organizar financeiramente primeiro com os seus mil reais mensais, procurando em paralelo outras formas de aumentar a renda, algo que o planejador financeiro poderá ajudar.

Qual a proposta de valor da SpaceMoney em relação ao planejamento financeiro?

A SpaceMoney desenvolveu uma metodologia própria de planejamento financeiro e usaremos essa abordagem para disseminar essa atividade no Brasil. Queremos ser os líderes dessa indústria aqui no país. Nossa metodologia tem como base os quatro pilares, ou 4 P´s do sucesso financeiro. O primeiro é justamente o planejamento, em que a gente faz um raio-X da vida financeira do cliente. E a partir desse raio-X a gente vai caminhar para os próximos pilares, que são proteção, previdência e projetos. Em proteção, vamos ajudar as pessoas a terem a tranquilidade que desejam ao longo da vida, mesmo que haja eventos dramáticos, como morte prematura ou invalidez. Nesses casos, daremos a solução para que a pessoa, ou seus familiares, tenham estabilidade financeira nessas horas difíceis. Um seguro de vida personalizado e uma reserva de emergência resolvem isso. Outra coisa que todos têm que fazer é planejar a aposentadoria, que está no nosso pilar de previdência. Mostramos como não depender do INSS nem da caridade de parentes no futuro. Por fim, no pilar de projetos, nossos planejadores financeiros apoiam a jornada de investimentos dos nossos clientes, com base na metodologia de investimentos por objetivos, que é a chamada Indústria 3.0, em que não há conflitos de interesse e o foco é o que o dinheiro pode proporcionar. Resumindo, levantamos a bandeira do planejamento financeiro como um agente transformador de vidas.