terça, 23 de abril de 2024
Ensino

Sebrae e CVM lançam programa de educação financeira para professores, jovens e mulheres no Brasil

Objetivo é capacitar educadores para uma abordagem mais efetiva do tema com estudantes

18 agosto 2021 - 15h43Por Redação SpaceMoney

Lançado nesta terça-feira (17), em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC), o ‘Programa de Educação Financeira para Escolas de Ensinos Fundamental e Médio’, desenvolvido em parceria do Sebrae com a CVM (Comissão de Valores Imobiliários), tem o objetivo de capacitar educadores para uma abordagem mais efetiva do tema com estudantes dos ensinos fundamentais e médio.

“Vamos oferecer aos educadores metodologias e ferramentas práticas para que possam orientar os jovens e capacitá-los a lidar com assuntos financeiros de forma autônoma e consciente”, afirma Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.

Segundo o diretor, essa autonomia é condição fundamental para que os jovens entendam, desde cedo, a importância de fazer um planejamento financeiro, seja no âmbito pessoal, doméstico ou empresarial, para que possam, assim, tomar decisões econômicas mais acertadas.

“Por meio do programa, professores serão capacitados para orientar e incentivar seus alunos a descobrirem e a colocarem em prática seus projetos de vida, percebendo sempre a importância de ter um comportamento financeiro saudável, entre outras atitudes empreendedoras, para alcançarem seus objetivos”, completa.

A iniciativa surgiu diante do triste número de brasileiros endividados que bateu recorde histórico em julho, de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fora o programa de educação financeira, que vai alcançar professores do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, a parceria entre o Sebrae e a CVM terá iniciativas de capacitação de outros públicos em vulnerabilidade econômica e social, entre eles mulheres e migrantes.

*Com informações da CVM