quinta, 28 de março de 2024
Alta pela nona vez consecutiva

Saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,4% em outubro, estima Febraban

Linhas ligadas ao consumo, como crédito pessoal e cartão de crédito, estarão entre os destaques do mês

22 novembro 2021 - 11h15Por Redação SpaceMoney

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,4% em outubro, e registra o 9º avanço mensal seguido, segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central.

O bom resultado deve ser impulsionado pela carteira com recursos livres, que se beneficia da reabertura das atividades econômicas. O destaque do mês deve ser a carteira Pessoa Física, com estimativa de crescimento de 1,8% e ritmo de expansão anual que poderá chegar a 19,5%, o maior desde novembro de 2011 (19,8%).

Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, destaca que, no crédito destinado às famílias, a alta deve ser puxada pela carteira livre, que deverá expandir 2,1%.

"A pesquisa mostra uma oferta de crédito bastante positiva no último trimestre do ano, refletindo o maior consumo das famílias devido à reabertura das atividades econômicas, que favorecem especialmente as linhas ligadas ao consumo, como crédito pessoal e cartão de crédito. Também constatamos um avanço importante na carteira Pessoa Física direcionada, que deve crescer 1,6%", destaca.

Apesar das estimativas de crescimento para o mês, Sardenberg ressalta que a elevada base de comparação deve fazer com que o ritmo de expansão anual da carteira total de crédito mostre ligeira desaceleração, de 16,0% para 15,8%.

"Ainda assim, estamos em um patamar bastante elevado, sinalizando que a oferta de crédito flui em um ritmo bastante forte, contribuindo para a retomada da atividade econômica."

De acordo com a pesquisa, a carteira Pessoa Jurídica deve apresentar uma alta mais modesta, de 0,7%, com dinâmica diferente entre os recursos.

Do lado positivo, a carteira livre deve mostrar expansão mensal de 1,5%, mesmo diante da sazonalidade negativa das linhas de fluxo de caixa, registrando o melhor resultado para o mês desde 2010 (+1,5%). Já a carteira direcionada deve retrair 0,7%.

Apesar do avanço da carteira Pessoa Jurídica, a estimativa é de uma nova acomodação no ritmo de expansão em 12 meses, que deve recuar de 11,6% para 11,1%, mais uma vez refletindo o término dos programas emergenciais e a retomada das captações das grandes empresas no mercado de capitais.

A Pesquisa Especial de Crédito mostra ainda que o volume de concessões deve recuar 1,6% em outubro, “mas ainda assim suficiente para seguir expandindo o volume acumulado em 12 meses, de 13,7% para 15,7%”.

Se ajustado por dias úteis, o volume médio de concessões deve mostrar expansão de 3,3% ante o mês anterior, liderado pelo crédito Pessoa Física no segmento livre.

Na série sem ajustes, a alta deve ficar concentrada nas operações destinadas às famílias (+1,0%), com a variação acumulada em 12 meses mostrando expansão de 18,7% para 20,3%.

Ajustando por dias úteis, a expansão deve ser ainda maior, de 6,0%, “reforçando a liderança das operações para Pessoas Físicas para o crescimento do crédito no ano”.

Ainda segundo o levantamento, as concessões destinadas às empresas devem desacelerar em 4,4%. No caso das operações com recursos livres, a sazonalidade negativa das linhas de fluxo de caixa (antecipação de faturas de cartão de crédito e desconto de duplicatas e recebíveis) deverá ser o principal fator da retração.

As operações direcionadas devem seguir se acomodando com o término dos programas emergenciais. No ajuste por dias úteis, o volume de crédito Pessoa Jurídica deve ficar praticamente estável (+0,4%).

As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam de 39,0% a 89,0% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional (SFN), a depender da linha de crédito, além de outras variáveis macroeconômicas que impactam o mercado de crédito.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Febraban.