quinta, 25 de abril de 2024
Organização financeira

Quer iniciar 2021 com as contas "no azul"? Confira dicas

28 dezembro 2020 - 11h38Por Redação SpaceMoney

Janeiro é um dos meses mais caros para a população brasileira. Já no começo do ano os consumidores devem lidar com uma série de despesas, como o IPTU, IPVA, materiais e matrículas escolares, que sufocam os orçamentos. 

Há ainda aqueles que não conseguiram arcar com as contas do fim de ano e agora precisam somá-las aos gastos de 2021. O deslize pode gerar uma grande “bola de neve” econômica, o que leva os consumidores a procurarem “auxílios” financeiros, muitas vezes com altos juros, para acertar o orçamento.

Os dados obtidos por um levantamento feito pelo Bom Pra Crédito, marketplace que une credores e tomadores de empréstimo, mostram que essa “bola de neve” tem pego cada vez mais brasileiros: a demanda por crédito pessoal cresceu 25% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores. 

Segundo o diretor de crédito da fintech, Felipe Lemos, isso se dá pois as pessoas não fazem um acompanhamento ativo de suas finanças durante o ano. "É muito importante reconhecer sua realidade financeira, ou seja, descobrir o quanto se ganha e gasta por mês para determinar o orçamento de gastos", ressalta ele.

O especialista indica alguns passos simples que podem ajudar nesse planejamento:

1. Conheça seu custo de vida

É preciso conhecer a sua realidade financeira, ou seja, descobrir o quanto você ganha e gasta por mês, incluindo os valores pagos em juros, empréstimos e contas. Para quem ainda não tem o hábito de anotar suas despesas, é importante começar o quanto antes e incluir os gastos sazonais, como material escolar, IPVA e IPTU, entre outros.

"É importante colocar tudo na ponta do lápis e somar os gastos finais. Existem diversos aplicativos e planilhas que podem ajudar o consumidor a organizar sua vida financeira", explica Lemos.

2. Planeje antes de gastar

Se as suas despesas são bem maiores do que a sua renda, é provável que esteja cometendo um dos piores erros financeiros: não pensar antes de assumir novas dívidas. "Antes de sair gastando sem pensar, é importante se planejar e, por isso, é preciso ter todos os seus gastos no papel", comenta Lemos.

3. Evite a compra de produtos só porque estão na promoção

Antes de colocar algo no carrinho, seja ele físico ou online, só porque está na promoção, reflita se o item é realmente necessário.

"Essa é uma das ações que mais atrapalham o orçamento, pois as pessoas compram muitos presentes no final do ano, fazem parcelas e acabam juntando com as contas do início do ano", destaca o diretor. "Diminuir os gastos desnecessários, planejar as compras ou deixar de comprar vão garantir que o consumidor viva esse momento de forma tranquila e consiga começar o ano com valores que caibam no bolso".

4. Não atrase pagamentos 

Cada dia de atraso no pagamento gera multas e taxas de juros composto. Para não perder dinheiro com isso, escolha uma data próxima ao dia do seu próprio pagamento. "Por isso, ficar 3 ou 4 meses sem fazer nenhuma compra parcelada pode criar um fôlego importante no orçamento", finaliza Lemos.

Com informações da assessoria de imprensa da Bom Pra Crédito