sábado, 20 de abril de 2024
Fique atento

Quer aderir ao Simples Nacional em 2021? Prazo termina neste mês

05 janeiro 2021 - 12h16Por Redação SpaceMoney

Termina no dia 31 de janeiro o prazo para que as empresas façam a adesão ao Simples Nacional em 2021. Para aqueles com a situação deferida, o regime tributário terá efeitos desde o primeiro dia do ano-calendário da opção.

Já para quem se depara com alguma restrição, também vale o prazo original para que os ajustes necessários sejam feitos. "Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis", conta Welinton Mota, diretor tributário das Confirp Consultoria Contábil.

A regularização de pendências que impedem a adesão ao Simples Nacional, como débitos com a Receita, pode ser feita através deste site.

O Simples Nacional é para todas as empresas?

Para adesão ao Simples Nacional, segundo o diretor da Confirp, é necessário o planejamento tributário já que para muitas empresas essa opção não se mostra tão vantajosa. "Segundo estudos da Confirp, em alguns casos o Simples Nacional pode representar um aumento da carga tributária para as companhias, apesar da simplificação dos trabalhos", explica Mota.

O atual teto de faturamento para empresas do regime é de R$ 4,8 milhões por ano, mas com uma ressalva: o ICMS e o ISS serão cobrados separado do DAS e com todas as obrigações acessórias de uma empresa normal quando o faturamento exceder R$ 3,6 milhões acumulados nos últimos 12 meses, ficando apenas os impostos federais com recolhimento unificado.

Assim, a recomendação da Confirp para todas as empresas buscarem o mais rápido possível por uma análise tributária. "Se a carga tributária for menor ou até mesmo igual, com certeza será muito vantajosa a opção pelo Simples, pelas facilidades que proporcionará para essas empresas", finaliza o diretor da Confirp.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Confirp Consultoria Contábil