sexta, 19 de abril de 2024
Confira recomendações

Proteste orienta o consumidor a tomar cuidado com preços elevados do combustível

02 março 2021 - 18h11Por Redação SpaceMoney

Os consumidores devem ficar atentos com o preço do combustível, orientou a associação brasileira de defesa do consumidor Proteste em nota divulgada na tarde desta terça-feira (2).

A partir de hoje, os preços da gasolina, diesel e gás aumentam nas refinarias da Petrobras. De acordo com os dados divulgados pela empresa, o aumento da gasolina foi de 4,8%, o diesel em 5% e o gás de cozinha em 5,2%.

Segundo a associação, a orientação é que se fique de olho em variações muito elevadas nos postos de combustível, que estão na livre concorrência e por isso podem cobrar valores indevidos aos clientes.

"O consumidor tem o direito de fiscalizar o estabelecimento que frequenta para garantir que não será lesado. É preciso pedir a nota fiscal, comparar com outros postos e, se for o caso, denunciar o preço abusivo no site da ANP", explica Henrique Lian, diretor da Proteste.

É possível conferir o preço mínimo e máximo do combustível de cada região pelo site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).