terça, 30 de abril de 2024
SpaceMercado

Quais são as propostas de J&F e Unipar (UNIP6) para a fatia de Novonor na Braskem (BRKM5)?

Ambas ofereceram R$ 10 bilhões pela participação da ex-Odebrecht na petroquímica, que possui cinco grandes bancos nacionais como credores

13 julho 2023 - 06h56Por Lucas de Andrade

A Novonor confirmou que a holding J&F, dona de JBS (JBSS3), formalizou uma proposta de R$ 10 bilhões detida pela ex-Odebrecht na petroquímica Braskem (BRKM5), como havia informado o jornal Valor.

A Unipar (UNIP6), por sua vez, continua nas negociações pela fatia, mas não pretende aumentar sua oferta com a nova concorrência, apurou o Broadcast junto a fontes familiarizadas com o assunto. Ambas as propostas têm o mesmo valor para aquisição.

De acordo com o sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a Unipar aguarda uma sinalização dos cinco grandes bancos nacionais que são credores e da própria Novonor para seguir com uma diligência.

Com a proposta da Unipar, a família Odebrecht manteria 4% de participação na Braskem. Já com a proposta da J&F, o pagamento seria à vista pelo prazo de cento e vinte dias, com a totalidade dos direitos creditórios sujeita a condições usuais em transações dessa natureza.

O Broadcast informa que, de acordo com um executivo de um banco de investimento consultado por sua equipe de reportagem, os credores e a Novonor estariam dispostos à concretizar a venda, mas as opiniões de Petrobras (PETR3)(PETR4), que detém 47,00% das ações ON da petroquímica, ainda são uma incógnita.

A Novonor destacou ainda que, em conjunto com os credores financeiros, vai avaliar os termos e condições da proposta, assim como tem feito com as demais ofertas, e declarou que não existe qualquer decisão, “mesmo que preliminar, tomada a respeito da proposta”.

Banco do Brasil (BBAS3), BNDES, Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) ficaram com as ações da Novonor na Braskem como garantia de empréstimos concedidos a Odebrecht, antes do grupo entrar em recuperação judicial.

Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) chegaram a fazer uma segunda rodada de empréstimos para a Odebrecht, e ficaram com mais ações da petroquímica. 

 

As informações são de Broadcast e Valor.