sexta, 29 de março de 2024
Dica para o consumidor

Programas de fidelidade podem gerar economia nas compras diárias

04 fevereiro 2021 - 18h15Por Redação SpaceMoney

Programas de fidelidade podem ser uma alternativa para poupar dinheiro do consumidor na compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos ou até mesmo eletrodomésticos. E isso pode ser um grande aliado dos brasileiros: segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 59% dos cidadãos do país pretendem poupar dinheiro em 2021.

"Hoje, já está muito mais claro para os consumidores brasileiros que os programas de fidelidade geram uma economia real no dia a dia. O que ainda é importante entender é que todos os gastos podem e devem trazer benefícios a eles. E estar atento a isso em qualquer compra pode fazer a diferença no fim do mês, ajudando a equilibrar o orçamento doméstico", explica Paulo Curro, diretor executivo da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização).

A entidade conta que as empresas do setor têm investido cada vez mais em parcerias e tecnologias para que o participante possa trocar, resgatar, receber dinheiro de volta e muito mais. "Essa evolução dos programas reflete na experiência oferecida ao cliente. Hoje, ele tem muito mais facilidade no uso dos programas e pode contar com diversos modelos, que se adaptam às suas necessidades, proporcionando desde simples descontos na hora de pagar por um produto, até possibilidades de cashback ou de acumular pontos/milhas para futuras trocas por produtos, serviços e viagens. Além, é claro, das promoções exclusivas para clientes fidelizados, que muitos estabelecimentos comerciais já oferecem", afimra Curro.

Onde usar

Com os programas de fidelidade é possível acumular pontos/milhas com as compras e trocar por desconto em reais nas próximas ou mesmo pagar menos em produtos, direto no caixa, só por ser um participante do programa. Supermercados e farmácias são exemplos de estabelecimentos que já oferecem esse tipo de benefício. 

Os participantes podem convertem seus saldos de pontos (ou milhas) em valores para pagamentos – inclusive da fatura do cartão de crédito. Também podem transformar seu saldo acumulado em recargas para celulares pré-pagos, economizando a cada mês.

Um dos sistemas utilizados, o cashback, consiste no retorno ao consumidor de uma porcentagem do valor gasto em algum produto. Há aplicativos, por exemplo, que oferecem esse programa até para o pagamento de gasolina.

*Com informações de ML&A Comunicações

Empiricus: Analista Criminal revela como adquirir imóveis por uma fração do valor