sexta, 29 de março de 2024
"Efeito confiança"

Privatizações aumentariam confiança do mercado, diz especialista

27 novembro 2020 - 16h25Por Redação SpaceMoney

O plano de privatizações governamental pode aumentar a confiança do mercado no Estado, diz o professor de ciências contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Tiago Slavov.

Segundo Slavov, é importante para o mercado que o governo mostre que não está “parado”. Dessa maneira, haveria um aumento da credibilidade em relação à política orçamental – aquela que diz respeito às receitas e gastos públicos.

A agenda de privatizações é uma das pautas principais do atual governo brasileiro. O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu declarações recentes garantindo que esse plano está sendo discutido e que o governo “vai para o ataque”. O assunto gerou embates entre aqueles que são a favor e contra a venda de empresas e instituições do setor público.

O professor da Fecap defende que as privatizações podem atenuar o problema da dívida pública por meio do “efeito confiança”. Assim, além da receita gerada pelas vendas das participações em empresas, haveria diminuição das taxas de juros impostas ao governo.

Com informações da Fecap