quinta, 25 de abril de 2024
Mais segurança

Pix: novo sistema contará com QR Code do pagador e padronização de arquivos

Veja as novidades que serão implementadas pelo serviço de pagamentos

10 maio 2021 - 12h33Por Redação SpaceMoney

O Banco Central pretende incorporar, ainda em 2021, novas funcionalidades ao Pix, serviço de transferência de dinheiro em tempo real. Entre as principais novidades, QR Code do pagador, mecanismos de devolução de recursos e padronização de arquivos. As mudanças são vistas como importantes avanços na configuração do novo sistema.

Para Francisco Carvalho, CEO da Zipdin, techfin autorizada pelo Banco Central, as atualizações no Pix vão proporcionar maior segurança nas operações.

"Com a digitalização dos serviços financeiros, é importante estar atento. Cada vez mais pessoas fazem compras e pagamentos por meio dos seus smartphones ou computadores, mas não sabem como se proteger de fraudes. É importante ter cuidado com supostas mensagens enviadas pelo banco, não clicar em qualquer link que receber e, principalmente, conferir antes o endereço do site em que está inserindo os seus dados", afirma.

De acordo com levantamento realizado pelo Data Nubank, o Pix, em apenas seis meses de funcionamento, é usado por pessoas de todas as faixas etárias e de renda - os grupos com maior penetração são os de 18 a 30 anos de idade (cerca de 20%). Além disso, 49% das transações acontecem depois das 17h.

Confira abaixo as novidades que serão implementadas no Pix até 2022:

QR Code do pagador: funcionalidade que permitirá a realização de pagamentos e transferências por meio do Pix, mesmo offline.

Mecanismos de devolução de recursos: essa novidade visa facilitar a devolução de recursos pela instituição recebedora, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes.

Pix Cobrança: a opção vai possibilitar pagamentos com vencimentos em datas futuras, viabilizar cobranças em lote e permitir antecipação de cobranças.

Saques: o objetivo é aumentar a quantidade de pontos de saque. A novidade dará mais opção e conveniência para os usuários que necessitem fazer saques, expandindo assim os pontos de atendimento desse serviço para o comércio.

Pix Garantido: funcionalidade que permitirá o parcelamento de compras realizadas por meio do Pix;

Pix por aproximação: tem como objetivo permitir o pagamento via Pix por aproximação em máquinas de cartão habilitadas com NFC, o que vai proporcionar mais facilidade e agilidade.

Padronização de arquivo: com o objetivo de incentivar a concorrência, os arquivos de remessa e retorno que facilitam transações em lote no Pix Cobrança serão padronizados, o que é uma ótima notícia para clientes PJ: ficará mais fácil trocar a instituição com a qual possui relacionamento comercial, com a redução do custo de mudanças nos sistemas de automação de vendas.

Pix duplicata: essa funcionalidade permitirá o pagamento nos casos em que uma cobrança esteja atrelada a uma duplicata, viabilizando, inclusive, a antecipação de recolhimentos no Pix.

Com informações de Fala Criativa Comunicação.