sexta, 26 de abril de 2024
Avaliação

PIB do 1º tri indica que crescimento da economia pode chegar a 6% neste ano, diz Fiesp

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e da Ciesp, afirma que a economia brasileira contrariou projeções negativas ao mostrar resiliência e dinamismo

01 junho 2021 - 12h30Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (1/6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do 1º trimestre do ano, que mostrou avanço de 1,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), avalia que a economia brasileira mostrou resiliência e dinamismo.

Como base de sua opinião, o executivo aponta o crescimento dos setores de agropecuária (5,7%), serviços (0,4%) e indústria geral (0,7%). "A indústria de transformação, apesar do recuo de 0,5%, segue em nível mais de 4% acima do trimestre anterior à pandemia", pondera.

Resultados que contrariam as projeções de crescimento nulo ou até mesmo encolhimento do PIB no período, em razão do fim do pagamento do auxílio emergencial e das operações de crédito com garantia do governo federal, de acordo com Paulo Skaf.

A entidade espera que o ritmo de crescimento continue, com o fechamento da variação do PIB de 2021 em 5,7%.

"Surpresas positivas, como, por exemplo, a aceleração do processo de vacinação, melhoria no desempenho das exportações e na confiança do consumidor, poderão elevar o crescimento do ano a 6%", conclui.