quinta, 25 de abril de 2024
Encaminhamento

Petrobras (PETR4) confirma contratação de JPMorgan para assessorar venda de fatia na Braskem (BRKM5)

Dada a complexidade de vender unidades para diferentes compradores, a Petrobras decidiu contratar um consultor para analisar possíveis negócios

09 agosto 2021 - 09h34Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Arquivo/Agência Brasil

A Petrobras (PETR3) (PETR4) anunciou nesta segunda-feira, 9 de agosto, a contratação do JPMorgan (NYSE:JPM) (JPMC34) para assessorar a venda de sua participação na petroquímica Braskem (BRKM5).

"A Companhia confirma que contratou o JP Morgan para assessoramento financeiro da eventual e futura transação referente à sua participação na Braskem", disse a Petrobras.

O conglomerado Novonor, antes conhecido como Odebrecht, retomou a venda do controle acionário da Braskem em abril, mas até agora não encontrou comprador.

Mesmo assim, Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34), assessor da Novonor, recebeu propostas para alguns ativos da petroquímica. A empresa possui fábricas no Brasil, México e nos Estados Unidos.

Dada a complexidade de vender unidades da empresa para diferentes compradores, a Petrobras decidiu contratar um consultor para analisar possíveis negócios.

Segundo informações da Reuters, a Petrobras, que também tem interesse em vender sua participação na empresa, tem sido mais favorável a uma venda por meio de uma oferta de ações, mas a Novonor, como acionista controladora, prefere uma venda do ativo porque busca um prêmio por sua fatia controladora.

Em recuperação judicial, a Odebrecht precisa levantar recursos para pagar seus credores.

Há dois anos, um acordo de venda da Braskem para a Lyondell Basell Industries BV (NYSE:LYB) fracassou, pois a Braskem começou a enfrentar problemas ambientais relacionados às suas atividades de mineração na cidade de Maceió (AL).

Com informações de Reuters.