quinta, 23 de maio de 2024
SpaceMercado

Petrobras (PETR4)(PETR3): FUP comemora troca de diretoria, mas mantém paralisação nacional no dia 24

FUP diz que embora tenha havido um avanço em relação à definição da diretoria, ainda é preciso garantir a suspensão das privatizações em curso

23 março 2023 - 15h00Por Mari Galvão
Fachada Petrobras no Rio de JaneiroFachada Petrobras no Rio de Janeiro - Crédito: Reuters

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) comemou a troca dos diretores da Petrobras nesta quarta-feira (22), mas manteve a paralisação nacional de amanhã (24). 

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, afirmou que embora tenha havido um avanço em relação à definição da diretoria, ainda é preciso garantir a suspensão das privatizações em curso.

A Petrobras publicou nota ontem, divulgando os novos nomes da diretoria da empresa, os quais foram submetidos aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo a apreciação do Comitê de Pessoas e deliberação do Conselho de Administração (CA), que também aprovou o mandato de dois anos a Jean Paul Prates, presidente da companhia.

A Federação ressaltou que seguirá acompanhando a nova gestão, o que significa manter posicionamento crítico quando necessário, apontando possíveis erros e reconhecendo os acertos.

O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou ofício à Petrobras no dia 1º de março, solicitando a suspensão, por 90 dias, da venda de ativos da petroleira para análise e reavaliação das negociações em curso. Apesar disso, o CA ainda não se manifestou sobre a solicitação do governo federal.

Paralisação na sexta-feira (24)

A FUP e seus sindicatos farão uma paralisação nacional amanhã (24), com assembleias nas bases para aprovação de estado de greve contra a continuidade do processo de venda de ativos e contra a continuidade de gerentes alinhados com o governo anterior, que permanecem na Petrobras.