sexta, 19 de abril de 2024
Moedas virtuais

Pesquisa mostra valorização generalizada das criptomoedas no primeiro semestre de 2020

09 dezembro 2020 - 17h09Por Redação SpaceMoney

O retorno acumulado no primeiro semestre de 2020 foi positivo para todas as criptomoedas, exceto XRP. Os dados são de estudo do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que analisou as séries históricas das seis principais moedas virtuais: Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, Stellar e Monero, que juntas representavam aproximadamente 77,4% da capitalização de mercado de criptomoedas.

Segundo a pesquisa, Bitcoin e Ethereum tiveram retornos acumulados no primeiro semestre de 2020 de 27,4% e 74,7%, respectivamente. Esse resultado segue na contramão das baixas de -32,4% e -56,1% registradas no segundo semestre de 2019.

Atualmente, há 7.468 moedas digitais listadas no site Coin Market Cap. O Bitcoin é o primeiro em capitalização de mercado, com cerca de US$ 227,2 bilhões.

Para a professora Beatriz Mendes, coordenadora do estudo, os resultados da análise demonstram um amadurecimento desse mercado novo e volátil das criptomoedas: “ainda está na sua infância, mas cresce rapidamente, com suas crypto-moedas mais importantes apresentando estatísticas em níveis bastante parecidos com aqueles apresentados por moedas/ativos reais negociados nos mercados maduros".

*Com informações de Contextual Comunicação