sexta, 26 de abril de 2024
Dicas e orientações

Órama lança eBook para ajudar investidores na declaração do Imposto de Renda

Conteúdo está disponível gratuitamente para clientes e parceiros

31 março 2021 - 12h06Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Reprodução

A Órama Investimentos preparou para seus clientes e parceiros o eBook Imposto de Renda, que pode ser baixado neste link. O objetivo é ajudar os contribuintes, por exemplo, a informar corretamente os rendimentos de aplicações isentas ou a inserir, sem erros, o código de cada aplicação. O prazo para prestar contas ao Leão vai até 30 de abril.  

“Em relação ao ano passado, não houve mudança na declaração dos investimentos como bens e ativos, nem na ficha dos rendimentos. Nesse sentido, nada mudou. Para quem já estava acostumado a declarar os investimentos, é só fazer a atualização de valores e a inclusão dos rendimentos e ganhos auferidos durante o ano de 2020”, afirma Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama.

Sandra destaca que, no caso das ações, o investidor segue tendo que pagar o imposto via DARF e transcrever para a declaração. Assim como os bancos, as corretoras disponibilizam aos clientes os Informes de Rendimentos das suas aplicações, como fundos de investimentos e títulos de renda fixa. Para fundos imobiliários e ações, os informes são emitidos pelas administradoras dos fundos e pelos custodiantes das ações, respectivamente.

É recomendável ter todos os Informes de Rendimentos dos investimentos à mão na hora de preencher os dados. Se o documento não chegou até a casa ou o e-mail do declarante, provavelmente a instituição tem um link em seu site direcionando para a emissão do informe.

Informações Tailor Made Comunicações