sábado, 25 de junho de 2022
[OGF - VIP - SPACENOW DESKTOP - TESTE A/B - 22-6-2-22]
Finanças Comportamentais

O que são KPIs e como eles te ajudam a investir melhor?

Dentre as diversas maneiras que temos de medir e metrificar os investimentos, uma das mais interessantes são os KPIs (Key Performance Indicators)

18 abril 2022 - 10h43Por Rodrigo Wiethorn
[CURSO OGF - CRIATIVO 3 - BILBOARD TOPO 2 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS E DEMAIS]

Ter controle dos seus investimentos é essencial para que possa fazer boas escolhas. Afinal, não basta apenas apostar na sorte, é preciso se munir do máximo de informações possíveis para encontrar as melhores alternativas.

Dentre as diversas maneiras que temos de medir e metrificar os investimentos, uma das mais interessantes são os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Performance.

Neste conteúdo vamos te ensinar tudo o que precisa para começar a usar esses indicadores em seus investimentos e tornar suas escolhas cada vez mais rentáveis!

[NECTON IPE -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

Boa leitura!

O que são KPIs?

Assim como mencionamos, os KPIs podem ser traduzidos como indicadores-chave de performance e, como seu próprio nome diz, vão nos mostrar como uma estratégia, investimento, ação ou objetivo está se saindo a partir de métricas bem definidas.

De forma ainda mais simples, eles vão indicar se os caminhos que vamos e estamos seguindo são ou não favoráveis.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

Muito utilizados no ramo do marketing e negócios, esses indicadores nos dão base para tomar decisões importantes, chamando a atenção para os pontos e dados que realmente importam.

Seja qual decisão você vá tomar em seus investimentos, sabemos que a melhor forma de realizá-la é utilizando do máximo de informações que puder coletar, já que isso irá te ajudar a fazer a melhor escolha.

Assim, com os KPIs podemos ter acesso a dados que muitas vezes não são mensurados ou avaliados, contribuindo para acertamos mais vezes em nossas decisões de investimentos.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

Agora que já sabemos o que é e porque devemos nos preocupar com tais indicadores, é hora de vermos eles em prática nos investimentos.

KPIs nos investimentos

Quando olhamos para os investimentos, os KPIs que mais vão nos ajudar são aqueles voltados a entender o funcionamento do setor que vamos investir.

Não basta apenas coletar dados gerais como demanda e tamanho do mercado, é preciso ir mais a fundo e encontrar as informações específicas. Por isso, separamos 3 indicadores que podem te ajudar a investir melhor!

Faturamento

O Faturamento é, provavelmente, o primeiro KPI que você pensou, não só por conta de sua importância, mas principalmente porque esse costuma ser um ponto chave de análise na hora de investir.

Ficar de olho no faturamento e nas previsões de rentabilidade te ajudam a ter uma perspectiva mais ampla dos seus investimentos, dando uma maior segurança a longo prazo de onde você vai aplicar seus esforços.

Ponto de equilíbrio (break even point)

O Ponto de Equilíbrio nada mais é do que o momento em que o valor investido se iguala ao valor da receita líquida.

O interessante desse KPI é que você pode usá-lo tanto para avaliar possíveis investimentos, quanto para controlar os investimentos que você já fez.

Basicamente ele vai funcionar como uma linha guia para que saiba se aquela aplicação é ou não vantajosa e lucrativa. Uma vez que o ponto de equilíbrio se torna positivo, sabemos com segurança que é um bom investimento a ser feito.

Rentabilidade

Por fim, a Rentabilidade entra como o KPI que amarra todos os outros. Isso pelo motivo de que ela é calculada a partir da divisão do lucro líquido pelos investimentos realizados.

Usar o KPI de rentabilidade te dá uma noção clara dos seus investimentos passados e te prepara para os novos. Ela te ajuda a absorver melhor as informações do mercado e se munir de dados que serão úteis para os investimentos futuros.

Conclusão

Conhecer e usar KPIs em seus investimentos é uma técnica excelente para ter maior controle e certeza em suas aplicações. 

Além de ajudar na coleta de dados, eles também te auxiliam a analisar seus investimentos e encontrar pontos de falha que podem ser melhorados, otimizados seus lucros finais!

Mas e então, o que está esperando? Comece hoje mesmo a usufruir dos benefícios dos KPIs!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

 

Deixe seu Comentário

Publicidade
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content