sexta, 19 de abril de 2024
Expectativa

O que já se sabe sobre o iPhone 13, que será lançado neste ano

Apple tenta esconder o jogo, mas vazamentos e análises já dão conta das novidades do novo modelo da marca

31 maio 2021 - 15h37Por Redação SpaceMoney

Os modelos 2021 do iPhone 13 devem ser lançados apenas em setembro ou outubro, mas algumas novidades sobre o mais novo modelo da Apple começam a ganhar força na imprensa. Para se ter mais informações sobre o aparelho que promete revolucionar o mercado, é preciso ficar ligado no que tem sido vazado em jornais e revistas, que acompanham de perto o futuro do smartphone. 

Já se sabe que a linha do iPhone 2021 será semelhante à linha do iPhone 2020, com quatro dispositivos em tamanhos que incluem 5,4 polegadas, 6,1 polegadas e 6,7 polegadas, com dois dos iPhones sendo modelos "Pro" de ponta e dois posicionados como dispositivos de baixo custo e mais acessíveis para a maioria da população.

Não são esperadas grandes mudanças de design, e os iPhones 2021 terão o mesmo conjunto de recursos dos iPhones 2020, mas podemos contar com melhorias na câmera, um processador mais rápido, um novo chip 5G da Qualcomm, maior vida útil da bateria e alguns ajustes ao entalhe.

Havia rumores de que pelo menos um iPhone em 2021 apresentaria um design sem porta que depende inteiramente de carregamento sem fio, mas o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, disse que isso não vai acontecer. A Apple continuará a confiar no Lightning, sem transição para USB-C e sem design sem porta até que os acessórios MagSafe sejam mais comuns.

A Apple também deve introduzir taxas de atualização de 120 Hz para os modelos Pro iPhone, trazendo a tecnologia ProMotion do iPad Pro para o iPhone. A gigante considera ainda adicionar um sensor de impressão digital no display aos modelos do iPhone 13, que seria usado junto com o Face ID como um método alternativo de autenticação biométrica.

Quando se trata de tecnologia de câmera, rumores sugerem a existência de um sensor maior no iPhone 12 Pro Max se estender a outros modelos, junto com o recurso de Estabilização de Mudança de Sensor para melhorar o foco automático e estabilização em toda a linha.

Existem rumores de que haverá melhorias nas lentes Ultra Wide nos modelos "Pro" do iPhone 13 com aberturas mais baixas para aprimorar o desempenho em condições de pouca luz e autofoco, mas poucas mudanças são esperadas para as lentes Wide dos dispositivos de baixo custo.

Não se espera que os modelos de iPhone 2021 apresentem grandes mudanças de design porque os modelos de iPhone 2020 marcaram uma revisão significativa de tecnologia e design. De acordo com a Bloomberg , os engenheiros da Apple consideram os iPhones 2021 uma versão "S" dos modelos 2020. No passado, a Apple usou a nomenclatura "S" em anos em que os modelos do iPhone apresentavam atualizações menores.

De acordo com o site japonês Mac Otakara, os novos iPhones terão o mesmo tamanho dos modelos do iPhone 12, mas a espessura pode aumentar em aproximadamente 0,26 mm. Os modelos do iPhone 13 também devem ser um pouco mais pesados devido às baterias maiores.

O modelo padrão do iPhone 13 com configuração de câmera de lente dupla pode ver as lentes dispostas diagonalmente ao invés de um design vertical. Não está muito claro qual seria o benefício, já que o dispositivo continuará a oferecer as mesmas lentes Wide e Ultra Wide. Mas existem algumas mudanças, como a estabilização ótica de imagem com deslocamento do sensor para a lente Wide que pode necessitar a mudança.

Joanna Stern, do Wall Street Journal, sugeriu que a Apple está trabalhando em um sensor de impressão digital no display que pode usar tecnologia óptica, mas outros rumores sugerem que a Apple usará tecnologia ultrassônica da Qualcomm e de outros fornecedores. A tecnologia ultrassônica, que usa ondas sonoras para mapear a impressão digital, é mais segura do que a tecnologia óptica e funciona em mais condições, mas a Apple poderia usar um híbrido óptico / capacitivo mais robusto.

Apesar de especulações e algumas indefinições, parece certo que os modelos do iPhone 13 vão novamente revolucionar a indústria dos aparelhos celulares. Não há informações sobre preços, mas é natural que a cada ano eles fiquem mais caros. Para quem puder pagar, será uma ótima aquisição.