quinta, 28 de março de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta terça-feira (8)

Essas são as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

08 junho 2021 - 09h36Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - Depois de o Ibovespa fechar a segunda-feira em sua oitava alta seguida, na melhor série desde fevereiro de 2018, o Ibovespa Futuros abriu em leve alta e caía 0,08% perto das 9h05 desta terça-feira (8), enquanto o dólar caía 0,22%, a R$ 5,0333.

Os futuros do Dow Jones caíam 0,06%, enquanto S&P 500 e Nasdaq 100 subiam 0,1% e 0,37%, respectivamente.

O Brasil registrou na segunda-feira 1.010 novas mortes em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 474.414, informou o Ministério da Saúde. Também foram contabilizados, de acordo com a pasta, 37.156 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 16.984.218.

No calendário econômico, foi divulgado o IGP-DI de maio. O índice acelerou a alta a 3,40% no mês, depois de subir 2,22%, impulsionado pelas commodities. O resultado, no entanto, ficou abaixo da projeção de 3,63%. As vendas no varejo, por sua vez, superaram as expectativas, crescendo 23,8% na base anual, ante consenso de 19,8%, e 1,8% na comparação mensal, contra as projeções de 0,1%.

Mais tarde, serão divulgados os dados de importações e balança comercial dos EUA.

No exterior, interrupções múltiplas na internet atingiram redes sociais e sites de notícias em todo o mundo nesta terça-feira, com relatos apontando para um problema no serviço de computação em nuvem Fastly, sediado nos Estados Unidos.

Notícias do dia
PIB do Japão
- A economia japonesa encolheu menos do que o inicialmente informado no primeiro trimestre devido a cortes menores em gastos públicos e de capital. O PIB encolheu 3,9% entre janeiro e março, contra leitura preliminar de 5,1%.

PIB da Zona do Euro - A economia da zona do euro contraiu bem menos do que o esperado, com o aumento dos estoques e investimentos compensado pelos gastos reduzidos do consumidor. O PIB encolheu 1,3% na comparação anual, contra as estimativas de 1,8%.

Agenda do dia
Bolsonaro
- Reuniões com deputada Aline Sleutjes (PSL/RJ); Senador Carlos Viana (PSD/MG); Pedro Cesar Sousa, subchefe para assuntos jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; Braga Netto, ministro da Defesa; e Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá.

Paulo Guedes - Reuniões com Marcelo Guaranys, secretário executivo; Bruno Funchal, secretário especial da Fazenda; Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central; Osmar Terra, deputado federal; e Marcos Rogério, senador. Participação em videoconferência Bradesco BBI London Conferente.

Campos Neto - Palestra sobre o tema “Monetary policy outlook for Brazil in 2021” em webinar promovido pelo J.P. Morgan, reunião com dirigentes de instituições financeiras para tratar de temas estruturais e conjunturais do Sistema Financeiro Nacional.

Notícias corporativas
BR Distribuidora
(SA:BRDT3) - O conselho de administração da companhia aprovou a proposta de criação de um novo plano de previdência, batizado de FlexPrev, que será administrado pela Petros.

Iguatemi (SA:IGTA3) - A administradora de shopping centers anunciou que seu conselho de administração aprovou proposta de reorganização societária pela qual a empresa será incorporada por sua controladora, o Grupo Jereissati, de forma que suas ações deixarão de ser listadas no Novo Mercado.

Tópico - A locadora de galpões e equipamentos industriais Tópico pediu registro para realizar um IPO.

Raízen - A joint venture entre a Cosan (SA:CSAN3) e a Shell (LON:RDSa) (SA:RDSA34) protocolou o prospecto de sua oferta inicial de ações.

Vale (SA:VALE3) - A mineradora fechou até o momento acordos de indenização com mais de 10,3 mil atingidos pelo rompimento de uma de suas barragens em Brumadinho, com o pagamento de mais de R$ 2 bilhões.

Azul (SA:AZUL4) e Latam Brasil (SN:LTM) - A proposta da Azul para comprar a operação brasileira da Latam pode ser feita em até 90 dias, segundo avaliação do Bradesco BBI.

CCR (SA:CCRO3) - A CCR divulgou seu boletim semanal de tráfego nas concessões rodoviárias que administra. O tráfego total cresceu 19,9% entre 28 de maio e 3 de junho, ante o mesmo intervalo do ano passado.

XP (NASDAQ:XP) - A XP e a Faros Investimentos, maior escritório de agentes autônomos da plataforma, criaram uma nova corretora de investimentos.

JBS (SA:JBSS3) - As unidades de processamento de carne bovina da companhia dos Estados Unidos fizeram hora extra no último fim de semana para compensar o tempo de abate perdido após o ataque cibernético que suspendeu as operações.

Gafisa (SA:GFSA3) - A Gafisa decidiu se arriscar no mundo digital e irá lançar, nos próximos dias, o site Viver Bem, marketplace com serviços imobiliários variados.

- Com Reuters e Estadão Conteúdo.