sexta, 29 de março de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta 4ª-feira (24)

Confira aqui as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

24 novembro 2021 - 09h40Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - O mercado acompanha o avanço da PEC dos Precatórios no Senado hoje, 24. O Ibovespa Futuros sobe 1,50%, às 09h24, enquanto o dólar futuro recua 0,11%, a R$ 5,5705.

Nos Estados Unidos, os investidores acompanham a antecipação de dados econômicos, como os pedidos de seguro-desemprego, uma vez que o mercado por lá estará fechado por causa do feriado de Ação de Graças.

Os futuros da Nasdaq 100 caem 0,37%, enquanto os da S&P 500 e do Dow Jones recuam 0,31% e 0,38%, respectivamente.

Covid-19: Brasil

O Brasil registrou nesta terça-feira 284 novas mortes por Covid-19, o que elevou o total de vítimas fatais da doença no país a 613.066, informou o Ministério da Saúde. Também foram contabilizados 10.312 novos casos de coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país avançando para 22.030.182.

Auxílio Brasil permanente

Em mais um capítulo sobre a PEC dos Precatórios, o governo aceitou que o valor do Auxílio Brasil seja de R$ 400 de forma permanente e que não seja necessário indicar a fonte dos recursos.

Isso faria com que o novo programa de renda se tornasse similar a uma despesa obrigatória.

Essa medida também dribla a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a necessidade de indicar uma receita ou um corte no orçamento antes de criar um novo gasto.

O líder do governo e relator da PEC, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defende que, como o projeto se trata uma emenda constitucional, essa contrapartida orçamentária já está suprida.

Porém, Bezerra afirma que não permitirá que o Auxílio Brasil não seja pago fora do teto de gastos. O texto do relator deve ser entregue hoje.

Mais notícias

Confiança do consumidor - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV registrou em novembro queda de 1,4 ponto, a 74,9 pontos, seu menor patamar desde abril deste ano, quando era de 72,5 pontos.

Fundo Amazônia - O governo brasileiro tenta organizar um fundo para financiar ações de desenvolvimento e proteção na Amazônia Legal com recursos de bancos públicos e privados para substituir o Fundo Amazônia, financiado por Noruega e Alemanha, disse o vice-presidente Hamilton Mourão.

Agenda das autoridades

Jair Bolsonaro - Reunião com Deputado Afonso Hamm (PP/RS); Reunião com Fábio Faria, Ministro das Comunicações; Cerimônia de Outorga da Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados 2021; Reunião com Mario Abdo Benítez, Presidente do Paraguai; Reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; Solenidade Alusiva ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares; Reunião com Ciro Nogueira, Chefe da Casa Civil, e Paulo Guedes, Ministro da Economia.

Paulo Guedes - Audiência com o presidente da 3M do Brasil, Marcelo Oromendia; Participa do 1º Seminário da Corregedoria do Ministério da Economia; Audiência com CEO Global da Qualcomm, Cristiano Amon; Audiência com o diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, Almirante Anatalicio Risden Junior; Audiência com o presidente do Grupo Acciona, José Manuel Entrecanales Domec; Reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; Reunião com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; Participa de jantar comemorativo de 20 anos do Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o presidente do Conselho do MBC, Jorge Gerdau (SA:GGBR4).

Campos Neto - Profere palestra na Global Emerging Markets Year Ahead Conference, promovida pelo Bank of America; Reunião com Stefan Ingves, Governor of the Sveriges Riksbank and chairman of the BIS Executive Board; Reunião com Stefan Ingves, Governor of the Sveriges Riksbank and chairman of the BIS Executive Boar; Reunião com Mario Lima, Senior Analyst Brazil da Medley da Global Advisors; Reunião com Suresh Reddy, Embaixador da Índia; Participa de Jantar de Gala da Câmara e Cerimônia de Entrega dos Prêmios de Personalidade Brasileira, ao Presidente do Santander Brasil (SA:SANB11), Sérgio Rial, e Espanhola, ao Presidente da Acciona, José Manuel Entrecanales.

Informe corporativo

Cosan (SA:CSAN3) - A Cosan anunciou que, a partir de 2 de janeiro, Marcelo Eduardo Martins assumirá a posição de vice-presidente de Estratégia da companhia (CSO), deixando de ocupar o cargo de vice-presidente Financeiro e Relações com Investidores (CFO), que passará a ser ocupado por Ricardo Lewin.

Petrobras (SA:PETR4) - A Petrobras (SA:PETR4) poderá ser privatizada no futuro desde que seja de interesse da União, mas tal movimento faria pouca diferença em sua operação considerando suas atuais regras de governança, disse o presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna.

A estatal também anunciou um novo recorde nas importações de gás natural liquefeito (GNL) neste ano, com um total de 104 operações até 4 de novembro.

Em comunicado, a Petrobras disse ainda ter a expectativa de atingir um total de 120 transbordos de cargas de GNL entre embarcações (STS ou Ship-to-Ship) através de seus terminais de regaseificação até o fim deste ano.

Vale (SA:VALE3) - A mineradora Vale reiniciou o processo de licenciamento ambiental para seu antigo projeto Apolo, entre as cidades de Caeté e Santa Bárbara, em Minas Gerais, após uma profunda revisão do plano original, que permitiu uma redução de impactos ambientais.

Com capacidade para produzir 14 milhões de toneladas por ano e vida útil de 29 anos, o cronograma do Projeto Apolo Novo Conceito prevê conquistar a licença para iniciar operações em 2028, segundo documento da empresa apresentado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Segundo a Bloomberg, a Vale deve estabelecer sua meta de produção de minério para 2022 entre 330 milhões de toneladas e 350 milhões de toneladas.

Ser Educacional (SA:SEER3) - A Ser Educacional decidiu criar um banco digital com foco no mercado de ensino superior para atender, inicialmente, cerca de 300 mil alunos e 13 mil funcionários. No futuro, a ideia é estender esse serviço a outros grupos educacionais e público geral.

Tim (SA:TIMS3) - A TIM Brasil disse que não recebeu qualquer proposta da KKR ou informação sobre a proposta que o fundo americano fez pela matriz italiana Telecom Italia, segundo o Valor Econômico.