quinta, 28 de março de 2024
Abertura de mercado

O que esperar de bolsa e câmbio no Brasil nesta 2ª-feira (24)

Essas são as principais notícias, a agenda e o informe corporativo do dia

24 maio 2021 - 09h22Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - O Ibovespa Futuros abriu em em alta e subia 0,13% perto das 9h10, enquanto o dólar futuro caía 0,08%, a R$ 5,358, com a semana começando com exterior ameno, à espera de indicadores da economia americana, e, por aqui, atenções voltadas à CPI da Covid e à reação do governo Bolsonaro em relação às reformas e ao auxílio emergencial.

O presidente Jair Bolsonaro participou nesse domingo de mais uma "motociata", desta vez no Rio de Janeiro, onde voltou a dizer que tomará as medidas que forem necessárias para garantir a liberdade da população, em nova crítica a medidas de restrição para combater a pandemia.

Enquanto isso, o jornal O Globo aponta que o governo estaria planejando prorrogar o auxílio emergencial e adiar a reformulação do Bolsa Família, prevista para agosto. Segundo a publicação, auxiliares do presidente estariam defendendo o auxílio como medida para ganhar popularidade.

O número de mortos por Covid-19 na América Latina e Caribe ultrapassou 1 milhão nesta sexta-feira, de acordo com contagem da Reuters, em meio ao agravamento da pandemia nessa parte do mundo, com a maior taxa de mortalidade per capita.

No Brasil, foram registradas neste domingo 860 novas mortes em decorrência da Covid-19, o que elevou o total de óbitos pela doença no país a 449.068, informou o Ministério da Saúde. Também foram contabilizados 35.819 novos casos de coronavírus e, com isso, o total de infecções no país chegou a 16.083.258.

Lá fora, os futuros do Dow Jones, do S&P 500 e do Nasdaq 100 subiam 0,39%, 0,48% e 0,63%, respectivamente, enquanto o (NYSE:EWZ), principal ETF brasileiro negociado no exterior, avançava 0,05%.

Do lado corporativo, a Marfrig (SA:MRFG3) adquiriu 24,23% de participação na BRF (SA:BRFS3) via compra de ações, em um movimento que está sendo interpretado no mercado como uma tentativa de fusão da companhia de proteína animal de Marcos Molina com sua concorrente.

Agenda do dia
Bolsonaro
- Cerimônia de Transmissão do Mandato Presidencial do Equador a Guillermo Lasso, 10h, almoço em homenagem aos Chefes de Estado e de Governo, 13h30, partida de Quito/Equador para Brasília/DF.

Guedes - Reunião com o secretário executivo, Marcelo Guaranys, às 10h, reunião com o procurador-geral da República, Augusto Aras, 11h30, reunião com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, 15h30, reunião com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, às 17h.

Campos Neto - Participa de videoconferência do eB Talks, promovido pela eB Capital, às 14h30.

Notícias corporativas
Petrobras
(SA:PETR4) - Em um segundo comunicado ao mercado, a Petrobras também divulgou esclarecimentos sobre notícias referentes à venda de suas participações de 51% na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) e de 25% na Transportadora Sulbrasileira de Gás (TSB). Segundo a companhia, tal projeto de desinvestimento se encontra na fase vinculante, conforme divulgado ao mercado em 30 de abril.

Eletrobras (SA:ELET3) - A medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados aumentará a capacidade de investimentos da companhia, afirmou o Ministério de Minas e Energia nesta sexta-feira, ao defender ainda que o processo não vai impactar a tarifa dos consumidores.

Eletrobras II - A Eletrobras informou nesta sexta-feira que a Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) fechou um acordo com a Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), para comprar 49% da participação da CEEE-T na Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A. (FOTE).

Raízen - O Grupo Raízen celebrou nesta sexta-feira novo contrato com a Shell Brands International AG garantindo a renovação do direito de uso pelo grupo da marca "Shell" no setor de distribuição de combustíveis e atividades relacionadas, por no mínimo 13 anos.

Ômega Geração (SA:OMGE3) - A Omega Geração informa ter realizado nesta sexta-feira o pagamento antecipado de R$ 811,232 milhões referente ao financiamento do Complexo Santa Vitória do Palmar (402 MW) que a empresa obteve junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Itaipu - A hidrelétrica binacional de Itaipu iniciou nessa sexta-feira uma operação que deverá durar onze dias e visa aumentar o nível do Rio Paraná, ajudando no escoamento na produção de grãos do Paraguai, informou a empresa responsável pelo empreendimento.

- Com Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil.