sábado, 27 de abril de 2024
Notícias

Nubank anuncia parcerias para incentivo de pesquisa em universidades

Iniciativa já fomenta pesquisas de mais de 41 alunos de universidades federais de Campina Grande (UFCG) e da Bahia (UFBA e IFBA)

27 setembro 2023 - 17h05Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação

O Nubank anunciou nesta quarta-feira (27) uma iniciativa chamada NuFuturo, cujo objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação no ambiente acadêmico. Em comunicado, o banco afirma que o projeto é desenvolvido em parceria com universidades federais para acelerar carreiras em tecnologia e fomentar a inovação.

A iniciativa pretende incentivar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao mundo da tecnologia e finanças no campo acadêmico, assim como o impacto que elas podem causar na sociedade, e já atua em conjunto com as universidades federais de Campina Grande (UFCG) e da Bahia (UFBA e IFBA), em projetos que iniciaram em janeiro deste ano.

"O NuFuturo é uma iniciativa criada pelo Nubank como forma de incentivo à produção de ciência e tecnologia no Brasil. Nós acreditamos que investir em educação é uma forma de mudar a sociedade por meio de capacitação profissional e soluções práticas aos problemas reais das pessoas e empresas. A escolha dos estados da Bahia e da Paraíba se deve à gama de talentos nas regiões, além de nossas metas de impacto social, diversificando investimentos também fora do eixo Sudeste", afirma Guilherme Vieira, diretor de ESG do Nubank.

Mais de 41 alunos de graduação e pós-graduação de Campina Grande (UFCG) e Salvador, Eunápolis, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Amaro (UFBA/IFBA) foram selecionados por órgãos técnicos das próprias universidades e passarão por um programa intensivo de 18 meses para desenvolver projetos de pesquisa e habilidades tecnológicas, baseadas em sistemas e tecnologias utilizadas pelo Nubank, como programação Clojure e metodologias de análise de dados.

Para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, o banco construiu espaços nas universidades parceiras para o desenvolvimento de trabalhos, buscando aprimorar a experiência de professores e alunos na totalidade. As salas contam com ambientes adaptáveis, quadros de colaboração e sistema multimídia. Após a conclusão dos projetos, os locais seguirão disponíveis para que a comunidade acadêmica possa continuar trabalhando, realizando eventos e atividades em grupos.
 
"O projeto Nufuturo é o modelo do que imagino ser ideal no que diz respeito à colaboração entre a universidade e parceiros. Isso porque o foco do NuFuturo está em melhorar e impulsionar a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Dentro do laboratório, os alunos têm a oportunidade de expandir suas habilidades técnicas e não técnicas, investigando a solução de problemas complexos e cooperando com o time do Nubank. O maior resultado do projeto é sem dúvida a transformação das pessoas que fazem parte dele. Em tempo, há também de se ressaltar a transformação e montagem do espaço físico, que é sem dúvida um legado importante do projeto", afirma João Arthur Brunet, Professor Coordenador da UFCG.