segunda, 16 de maio de 2022
Cuidado

Novos golpes via SMS exploram o PIX para roubar usuários, alerta a Kaspersky

Mensagens oferecem supostos descontos nas faturas de celular e do cartão de crédito para que a vítima faça a transferência instantânea

18 agosto 2021 - 18h08Por Redação SpaceMoney

Cibercriminosos brasileiros desenvolveram um novo esquema para roubar dinheiro das pessoas. Eles estão usando mensagens falsas, via SMS, e oferecendo descontos em faturas de celular ou de cartão de crédito para enganá-las.

Segundo especialistas da Kaspersky, empresa de cibersegurança e privacidade, os golpistas evoluíram e agora aproveitam da rapidez e facilidade do SMS e do PIX, que já foi adotado em massa pela população, para fazer vítimas.

As mensagens chegam por SMS e oferecem desconto caso o pagamento da conta seja realizado pelo PIX. Em um dos golpes identificados pela empresa, uma mensagem cita a suposta promoção na fatura do celular, são oferecidos R$ 35,90 de abatimento na conta e já informa a chave para realizar a transferência.

Fábio Assolini, analisa sênior da Kaspersky no Brasil, destaca um importante detalhe no golpe: o uso de números curtos para envio dos SMSs falsos.

“Os chamados ‘short-codes’ são canais que deveriam ser usados exclusivamente pelas operadoras e grandes empresas para realizar a comunicação com clientes, pois eles têm uma maior credibilidade e são usados geralmente para o envio de tokens ou códigos de confirmação. Mas é incontestável que eles estão sendo abusados para aplicar golpes online”, explicou.

A Kaspersky afirma que desde a estreia do PIX, em novembro de 2020, já bloqueou mais de 22 milhões de tentativas deste tipo de ataques no Brasil, sendo 18 milhões deles em 2021. Desse total, 81% das mensagens fraudulentas utilizam nomes de instituições financeiras, como bancos, empresas de cartão de crédito, corretoras, etc.

A escolha pelo SMS como canal para espalhar o golpe não é à toa. Dados recentes, mostram que 51% das transações financeiras no Brasil em 2020 ocorreram nestes aparelhos, de acordo com o recente anúncio da FEBRABAN.

*Com informações da Kaspersky

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content