quarta, 06 de julho de 2022
[IPE NECTON - SPACENOW DESKTOP]
O que influencia o dia

Novas sanções contra Rússia, Landim recusa Petrobras e mais: as principais notícias de hoje (4)

Fique por dentro dos cinco principais assuntos que movimentarão os mercados em todo o mundo nesta segunda-feira

04 abril 2022 - 08h40Por Investing.com
IPE - NECTON - BILBOARD TOPO 2 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS E DEMAIS]
Vladimir Putin, presidente da RússiaVladimir Putin, presidente da Rússia - Crédito: Reuters

Por Geoffrey Smith  e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Os ADRs chineses ganham impulso depois que reguladores estaduais dizem que vão suspender a atual proibição de fornecer informações completas de auditoria para reguladores estrangeiros.

A UE planeja novas sanções contra a Rússia depois que surgem evidências de atrocidades cometidas por seus soldados durante a ocupação do norte da Ucrânia.

Elon Musk assume uma participação de 9% no Twitter e Howard Schultz interrompe o programa de recompra da Starbucks.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

Presidente do Flamengo desiste de indicação à cargo na Petrobras (SA:PETR4).

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na segunda-feira, 4 de abril:

1. UE pondera novas sanções após evidências de atrocidades russas

A UE deve discutir novas sanções contra a Rússia mais tarde, depois que surgiram evidências no fim de semana de atrocidades cometidas por soldados russos durante sua ocupação de três semanas em áreas ao redor de Kiev.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu um embargo imediato às importações de petróleo e carvão da Rússia, mas não às importações de gás natural.

A Alemanha continua a opor-se a tais medidas.

O prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk, disse que as autoridades encontraram 280 pessoas em uma vala comum, todas com tiros na nuca, algumas com as mãos amarradas nas costas.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

Iryna Venedyktova, procuradora-geral da Ucrânia, disse que 410 corpos de civis foram recuperados da região de Kiev. Entre os executados estão a prefeita da cidade de Motyzhyn, Olga Sukhenko, junto com seu marido e filho.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que os relatórios eram falsos e orquestrados pelas autoridades ucranianas. Enquanto isso, um editorial da agência de notícias russa pedia a liquidação de toda a elite ucraniana.

2. ADRs chineses rugem após reguladores divulgarem novas regras de auditoria

As ações de tecnologia chinesas subiram em Hong Kong depois que reguladores do continente disseram no fim de semana que vão suspender a proibição de fornecer informações completas de auditoria a reguladores estrangeiros.

Isso parece remover a ameaça de fechamento forçado de seus American Depositary Receipts (ADRs) pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

O índice Hang Seng subiu 2,1%, enquanto os índices do continente foram fechados por um feriado.

Nas negociações de pré-mercado em Nova York, os ADRs do Alibaba (NYSE:BABA) subiram 4,9%, enquanto os ADRs do Baidu (NASDAQ:BIDU) subiram 5,0% e os ADRs Pinduoduo subiram 8,0%.

A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China divulgou no sábado regras preliminares que, segundo a publicação em inglês China Daily, fornecerão diretrizes mais claras para a confidencialidade de listagens no exterior, além de facilitar a cooperação regulatória transfronteiriça, como inspeções conjuntas.

3. Problemas na indicação para o Conselho da Petrobras

Neste domingo, 03, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, emitiu uma nota recusando a indicação ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras. O anúncio acontece pouco antes da Assembleia Geral Ordinária que deve decidir sobre o novo conselho da companhia, marcado para o dia 13.

Landim afirma que pretende se dedicar inteiramente ao clube de futebol, mas nos bastidores também se discute a possibilidade de que a desistência estaria relacionada a questionamentos sobre supostos conflitos de interesse e à falta de apoio de outros investidores à candidatura do presidente do Flamengo por problemas com a Justiça.

O Ministério de Minas e Energia afirmou em nota que está avaliando um nome substituto ao de Landim.

A notícia, porém, dificulta ainda mais a tentativa do governo de compor o Conselho da estatal, uma vez que também há especulações de que Adriano Pires, indicado como CEO para a Petrobras, não poderá assumir o cargo, por causa de um processo em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU), que resultaria em um conflito de interesse.

Outro assunto que se destaca hoje, 04, é que o Banco Central não irá divulgar o Boletim Focus nesta semana, por causa da greve dos servidores da autarquia.

O Relatório de Poupança, que deveria ser atualizado com os dados fechados de março no quarto dia útil do mês, e os Indicadores Econômicos Selecionados, que inclui dados atualizados do fluxo cambial, também não serão publicados.

4. Mercado de ações americanas

Os mercados de ações dos EUA devem subir um pouco na abertura, ainda apoiados por um sólido relatório de emprego de março, que mostrou ganhos rápidos e contínuos em empregos e salários.

Às 08h03, os futuros da Dow Jones caíam 0,05%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 subiam 0,35% e 0,10%, respectivamente.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem Starbucks, depois que o presidente Howard Schultz interrompeu o programa de recompra de ações ao retornar ao cargo de CEO, e JPMorgan (NYSE:JPM), depois que o CEO Jamie Dimon reconheceu uma possível perda de US $ 1 bilhão em sua exposição na Rússia a longo prazo.

]Os dados para pedidos de fábrica e bens duráveis dos EUA devem ser entregues às 9h30.

Outra ação de que deve se destacar no mercado americano hoje é a do Twitter. As suas ações subiram 25% no pré-mercado depois que a Tesla (NASDAQ:TSLA) divulgou que seu CEO Elon Musk havia assumido uma participação passiva de 9,2% na empresa de mídia social.

A notícia vem depois que a Tesla disse no fim de semana que registrou um novo recorde de entregas no primeiro trimestre, apesar do que Musk chamou de dificuldades “excepcionais”.

A fábrica da Tesla em Xangai deve permanecer fechada novamente esta semana, depois que as autoridades da cidade estenderam sua ordem de bloqueio para permitir o teste para Covid-19 de todos os 25 milhões de habitantes.

Relatórios da China sugerem que os surtos do vírus continuam a se espalhar, mesmo quando as mortes globais pela doença atingiram uma baixa de dois anos.

5. Petróleo estável enquanto conversa sobre sanções da UE equilibra bloqueio de Xangai

Os preços do petróleo bruto abriram a semana de forma mista, com as notícias da China e conversas no fim de semana de nações europeias se juntando à mais recente iniciativa dos EUA para liberar reservas estratégicas, enquanto as conversas sobre novas sanções da UE à Rússia mantiveram a ameaça de um aperto no mercado.

Às 08h07, os futuros de Petróleo nos EUA subiam 0,53%, a R$ 99,80, enquanto os de Brent ganhavam 0,31%, a R$ 104,71.

Os futuros do gás natural na Europa permaneceram inalterados quando os políticos alemães reiteraram sua oposição a um boicote imediato ao gás natural russo.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content