Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Mineradoras

Minério de ferro se recupera, mas cenário é desafiador, diz Inter

A aversão ao risco no mercado internacional, somada ao caso de Evergrande (OTC:EGRNY) que levantou dúvidas sobre uma possível crise no mercado imobiliário chinês, fez com que o setor de mineração e siderurgia vivesse um momento delicado

13 outubro 2021 - 13h50Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - O preço do minério de ferro 62% ficou em média em US$ 120 por tonelada em setembro, um valor 25% abaixo da média vista em agosto. Ainda assim, o Banco Inter observa neste começo de outubro uma recuperação da commodity para um patamar de US$ 130/t, o que permite margens confortáveis e boa geração de caixa para as mineradoras.

A aversão ao risco no mercado internacional, somada ao caso de Evergrande (OTC:EGRNY) que levantou dúvidas sobre uma possível crise no mercado imobiliário chinês, fez com que o setor de mineração e siderurgia vivesse um momento delicado nos últimos meses. O cenário também é afetado pela pressão inflacionária global, que impulsiona a alta nos juros e pode impactar a previsão de crescimento econômico no próximo ano.

O Inter ainda destaca que, na China, a produção siderúrgica de agosto teve queda de 4% ante julho e contração de 12% ante o mesmo período de 2020. A indústria automotiva chinesa também encolheu, com produção e vendas caindo 18% e 17% em agosto na comparação anual, impactada pela escassez de insumos em nível global. O consumo aparente de aço no país também arrefeceu e recuou 3,6% em relação a julho e 15% sobre dados do ano passado.

No Brasil, por outro lado, a produção nacional de aço bruto somou 3.149 kton em agosto, de acordo com o IABR, uma alta de 4,7% ante julho e +16,4% acima do mesmo mês em 2020. O Consumo Aparente somou 2.340 kton, queda de 1% em relação a julho, mas alta de 26% na comparação anual.

Com esse cenário, o Inter indica compra para as ações de CSN Mineração (SA:CMIN3), CSN (SA:CSNA3), Gerdau PN (SA:GGBR4) e ON (SA:GGBR3), e Usiminas (SA:USIM5) e ON (SA:USIM3). Já para a Vale SA (SA:VALE3), a recomendação é neutra.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: