quinta, 25 de abril de 2024
Agricultura internacional

Milho e soja avançam em Chicago; trigo sobe com oferta mundial apertada

Rússia, França e Canadá se uniram reduzir sua previsão de produção de trigo

15 setembro 2021 - 18h50Por Reuters
Lavouras de soja (à esquerda) e milho no Brasil, em 2008 Lavouras de soja (à esquerda) e milho no Brasil, em 2008 - Crédito: Inaê Riveras/Reuters

Por Christopher Walljasper, da Reuters - Os contratos futuros do milho negociados em Chicago avançaram nesta quarta-feira (15), apoiados pela força do mercado de petróleo e pelas cotações do trigo.

O trigo subiu em momento que a Rússia se une à França e ao Canadá nesta semana para reduzir sua previsão de produção do cereal, enquanto há forte demanda global.

soja também avançou, embora os ganhos tenham sido limitados, já que as exportações canceladas dos portos da Costa do Golfo dos EUA, danificados pelo furacão Ida, pesaram sobre os futuros.

O contrato mais ativo do milho fechou em alta de 13,25 centavos de dólar, em 5,3350 dólares o bushel, avançando 2,55%, seu maior ganho diário desde 14 de julho.

A soja avançou 12 centavos de dólar para encerrar em 12,9450 dólares o bushel e o trigo subiu 11,50 centavos de dólar para 7,1225 dólares o bushel.

O milho, uma matéria-prima para o combustível etanol, seguiu a alta do petróleo, uma vez que o Brent fechou com avanço de 2,6% e os estoques de etanol recuaram.

"A Rússia, o Canadá e a França - todos os três países reduziram suas produções em certa medida", disse Dan Hussey, estrategista sênior de mercado do Zaner Group.

"Junte isso com a redução do WASDE (relatório de oferta e demanda do USDA) na sexta-feira na produção dos EUA, está apertando o equilíbrio global."