quarta, 19 de janeiro de 2022
[Square Banner - Mobile Topo 2] [300x250] [mobile] - Assessoria Ipê Investimentos 2022
[SpaceNow Desktop] [200x74] [spacenow] - Melhores oportunidades 2022
[SpaceNow Mobile] [150x74] [spacenow] - Melhores oportunidades 2022
Planejamento financeiro

Maior parte dos brasileiros vive no limite com as finanças, diz Febraban

Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), lançado nesta segunda-feira (19), faz um diagnóstico da saúde financeira dos brasileiros

19 julho 2021 - 11h59Por Redação SpaceMoney
[Billboard Topo 2] [970x250] [pagina-inicial] - Melhores oportunidades 2022
 - Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quando especialistas falam em boa qualidade de saúde financeira, geralmente apontam para a capacidade de o indivíduo cumprir as obrigações financeiras correntes, ser capaz de tomar boas decisões financeiras, ter disciplina e autocontrole para cumprir objetivos, sentir-se seguro quanto ao futuro financeiro e ter liberdade de fazer escolhas que permitam aproveitar a vida.

A maior parte dos brasileiros até consegue equilibrar suas contas, mas a falta de um bom planejamento financeiro impede margens para erros.

De acordo com o inédito Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), lançado nesta segunda-feira (19) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a grande maioria das pessoas luta por uma vida financeira estruturada para fechar as contas do mês enquanto encaram a difícil missão de ter reservas para emergências.

[04] [Square Detalhe Notícia] [300x250] [geral] Melhores investimentos 2022

Segundo o indicador, o índice médio de saúde financeira do brasileiro adulto é de 57 pontos, numa escala que vai de 0 a 100.

Os entrevistados apontaram a necessidade de mais informações sobre finanças, incertezas quanto à maneira como lidam com o dinheiro e insegurança quanto ao futuro.

De acordo com o levantamento, a grande maioria paga suas contas, mas vive um limite justo entre renda e gastos. Para eles, raramente sobra dinheiro no fim do mês e precisam conviver com estresse por causa dos compromissos.

Em geral, poucos se sentem capazes de reconhecer um bom investimentos e poucos conseguem perceber quando precisam de orientação sobre como lidar com seu dinheiro. A maioria dos entrevistados sente que não tem garantido o futuro financeiro e admitem que outro jeito de lidar com o dinheiro permitiria aproveitar melhor a vida.

Para avaliar sua vida financeira e se comparar com outros brasileiros pelos recortes de região, idade, escolaridade e faixa de renda ou retirar quaisquer outras dúvidas, basta acessar o site do I-SFB.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Febraban.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content