quarta, 22 de maio de 2024
Notícias

Lula quer fechar acordo entre Mercosul e União Europeia ainda este ano

Presidente tem conversado com líderes de blocos para progredir no objetivo até dezembro

21 novembro 2023 - 12h49Por José Chacon

O avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia é um dos pontos mais buscados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para este ano, por isso, debateu o assunto em ligação com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na última segunda-feira (20). 

De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos. 

“Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”, informou a assessoria.

Além disso, Lula já havia tratado recentemente sobre esse acordo com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

A presidência do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que já defendeu a saída da Argentina do bloco econômico. 

Depois, Milei recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no Mercosul, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.