quarta, 24 de abril de 2024
PEC dos Precatórios

Lira diz que mediação do Judiciário pode evitar contestações sobre precatórios

Segundo o deputado, no debate o calote do pagamentos das dívidas da União decorrentes de processos judiciais está descartado

26 agosto 2021 - 17h52Por Reuters
arthur liraarthur lira

Por Maria Carolina Marcello, da Reuters - O presidente da Câmara, lira/">Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (26) que uma eventual mediação do Judiciário na discussão sobre os precatórios pode evitar contestações da solução a ser encontrada para a questão, seja ela por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ou por outra alternativa.

Segundo o deputado, estão descartados, no debate sobre o tema, o calote do pagamentos das dívidas da União decorrentes de processos judiciais, o desrespeito ao teto de gastos e também qualquer saída que "inviabilize" a máquina pública.

Mais cedo nesta quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que a PEC em tramitação no Congresso sobre os precatórios poderá incluir o aval do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a nova sistemática de pagamento. Fux mencionou que o CNJ poderia baixar uma resolução nesse sentido para dar unanimidade a todos os tribunais.