terça, 23 de abril de 2024
Mercado Forex

Libra se mantém firme apesar de pouco progresso em acordo para o Brexit

30 novembro 2020 - 18h30Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A libra continuou a registrar ganhos na segunda-feira (30), com os investidores ainda apostando em um acordo para o Brexit, apesar do pouco progresso nas negociações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia para resolver as diferenças em várias questões, incluindo cotas de pesca.

O par GBP/USD subiu 0,24%, para US$ 1,3346, embora tenha chegado a US$ 1,3385.

A UE está supostamente pronta para lançar planos de contingência sem acordo já na quinta-feira, caso as negociações desta semana não resolvam questões-chave, incluindo cotas de pesca, informou a Reuters, citando um alto diplomata da UE.

O negociador da UE, Michel Barnier, ofereceu na semana passada a devolução de cerca de 15% a 18% dos peixes capturados pelas frotas europeias em águas britânicas para o Reino Unido, sob um acordo de livre comércio. Mas o Reino Unido considera a proposta inaceitável, pois fica bem aquém dos 80% exigidos, de acordo com notícias da mídia britânica.

Enquanto muitos esperam que ambos os lados quebrem o impasse nas cotas de pesca, outros pontos críticos, incluindo igualdade de condições e governança, são de muito mais importância e há incerteza sobre se um acordo será alcançado esta semana.

"Embora a primeira oferta da UE sobre peixes tenha sido rejeitada pelo Reino Unido como irrisória, algumas notícias sugerem que um acordo sobre essa sensibilidade política poderia ser alcançado esta semana", disse o Daiwa Capital Markets. "Mas há, é claro, questões muito mais importantes do que peixes para resolver - a igualdade de condições e a governança são fundamentais - e resta saber se um acordo sobre esses fundamentos pode ser alcançado esta semana."

O tempo está se esgotando para ambos os lados chegarem a um acordo, faltando apenas cerca de um mês para o final do período de transição do Brexit em 31 de dezembro. Se o Reino Unido e a UE não chegarem a um acordo no prazo final de dezembro, então o Reino Unido será forçado a negociar com a UE sob termos economicamente onerosos da Organização Mundial do Comércio.

"Acredita-se que em algum momento desta semana seja o prazo para fechar um acordo a fim de dar tempo suficiente para que os advogados finalizem o texto e a tradução para as 24 línguas oficiais da UE antes do fim do prazo no Dia de Ano Novo", disse a Scotia Economics.

O jogo de instabilidade entre os dois lados aumentou a incerteza sobre a perspectiva de um acordo, com a Alemanha reiterando a posição do bloco econômico de que, embora um acordo seja do interesse de ambos os lados, a UE não cederá às exigências do Reino Unido .

"Não precisamos de um acordo a qualquer preço e deixamos isso claro", disse a chanceler alemã, Angela Merkel. "Um acordo é do interesse de todos."