quinta, 28 de março de 2024
Moeda do Reino Unido

Libra salta para máximas de três meses com notícias de progresso nas negociações

03 dezembro 2020 - 17h44Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com

Forex - A libra subiu na quinta-feira (3) com relatórios de que o Reino Unido e a UE fizeram progressos nas cotas de pesca, alimentando esperanças de que um acordo pós-Brexit esteja à vista.

O par GBP/USD subiu 0,63%, para US$ 1,3447, embora tenha chegado a US$ 1,35 ao longo do dia.

O Reino Unido e a UE supostamente chegaram a um acordo sobre as cotas de pesca. De acordo com a proposta relatada, o país manterá estoques maiores de peixes que são vendidos no Reino Unido, enquanto a UE manterá quantidades semelhantes de estoques populares na UE, mas não no Reino Unido.


A notícia do acordo vem menos de uma semana depois que a proposta do negociador da UE Brexit Michel Barnier - de devolver cerca de 15% a 18% dos peixes capturados pelas frotas europeias em águas britânicas para o Reino Unido sob um acordo de livre comércio - foi rejeitada pelo Reino Unido.

Enquanto a contagem regressiva para o final do período de transição se aproxima, em 31 de dezembro, os participantes do mercado tiveram que lidar com mensagens confusas sobre o progresso nas negociações do Brexit que dominaram a direção da libra.

O progresso na questão da pesca marcou um progresso após um impasse de meses, mas ainda existem outras questões que continuaram a sufocar a perspectiva de um acordo, incluindo igualdade de condições e governança.