sexta, 29 de março de 2024
Moedas

Libra salta para máxima de 10 semanas com diminuição de temores de 'Scoxit'

Onda de otimismo pós eleições reflete menor chance de saída da Escócia do Reino Unido

11 maio 2021 - 18h23Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - A libra manteve a maior parte de seus ganhos na terça-feira (11), depois de saltar para uma máxima de 10 semanas em relação ao dólar, aproveitando uma onda de otimismo pós-eleitoral em meio às preocupações com o referendo escocês sobre a saída do Reino Unido

A libra esterlina subiu 0,19% em relação ao dólar, para US$ 1,4146.

"Aqui não haverá um referendo (legal) sobre a independência escocesa tão cedo", disse a Action Economics, depois que o Partido Nacional Escocês não conseguiu obter a maioria geral após as eleições nacionais da semana passada.

"Deve-se notar que a pesquisa sugere que a maioria das pessoas na Escócia não quer um novo referendo sobre a independência e que apenas 36% pensam que o SNP tem mandato para um referendo contra 46% que não o fazem", acrescentou.

Mas os resultados da eleição não foram apenas positivos para aqueles que se opõem a outro referendo escocês, já que o partido conservador do primeiro-ministro Boris Johnson do Reino Unido firmou seu apoio nas eleições locais.

Com o risco de um "Scoxit" no espelho retrovisor, a libra provavelmente continuará a ser sustentada por sinais de recuperação, já que o Reino Unido continua a aliviar as restrições da Covid-19.

"O mercado mostra seu alívio e o sentimento positivo causado pela lenta abertura da economia britânica também está apoiando a libra esterlina", disse o Commerzbank.

Os investidores terão uma noção do ritmo da recuperação do Reino Unido na quarta-feira, com a divulgação dos dados do PIB do primeiro trimestre.

Mas com a expectativa de que o PIB do primeiro trimestre caia 6,1% com relação ao ano anterior e 1,6% em base trimestral, isso "pode abrandar esse otimismo e a libra esterlina", acrescentou o Commerzbank.

"É claro que constitui um olhar para trás, mas ilustra, no entanto, o quão duramente a economia foi atingida pelo bloqueio estrito e que ainda é necessário recuperar o atraso."