sexta, 29 de março de 2024
Moeda do Reino Unido

Libra reduz ganhos após Barnier da UE dizer que negociações foram pausadas

04 dezembro 2020 - 18h43Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A libra cortou ganhos na sexta-feira (4) após o negociador do Brexit da UE, Michel Barnier, dizer que as negociações foram pausadas e acrescentar que as condições para um acordo ainda não foram cumpridas.

O par GBP/USD subiu 0,11% para US$ 1,3437.

Após uma semana de intensas negociações em Londres, o Reino Unido e a UE concordaram em interromper as negociações, já que as condições para um acordo pós-Brexit não foram atendidas, disse Michel Barnier. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro Boris Johnson tentarão fazer progressos em um acordo nas negociações marcadas para sábado.

A atualização vem na esteira de um relatório do Reino Unido admitindo que as negociações estavam em um "estágio muito difícil".

Isso esfriou o otimismo anterior de que um acordo era “iminente” e poderia ser fechado antes do final da semana.

“O tempo é muito curto e estamos em um ponto muito difícil nas negociações", disse o porta-voz de Johnson. "O que é certo é que não seremos capazes de chegar a um acordo que não respeite nossos princípios fundamentais sobre a soberania e a retomada do controle.”

A libra disparou na sexta-feira, depois que a Reuters informou que um funcionário da UE disse que um acordo comercial era "iminente" e poderia ser esperado neste fim de semana.

As negociações foram interrompidas por várias questões, incluindo cotas de pesca, regras de igualdade de condições e governança.

Ambos os lados chegaram a um acordo sobre as cotas de pesca.

De acordo com a proposta relatada, o Reino Unido manterá estoques maiores de peixes vendidos no país, enquanto a UE manterá números semelhantes de estoques populares na UE, mas não no Reino Unido.

Os holofotes sobre o progresso das negociações do Brexit intensificaram-se recentemente, à medida que ambos os lados tentam chegar a um acordo antes do final do período de transição do Brexit em 31 de dezembro.

Se o Reino Unido e a UE não chegarem a um acordo até o final de dezembro, o país será forçado a negociar com a UE nos termos da Organização Mundial do Comércio.