quinta, 25 de abril de 2024
Moeda do Reino Unido

Libra ignora aviso de "excesso de otimismo" e atinge máxima de vários anos

28 janeiro 2021 - 18h07Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A libra saltou para uma alta de mais de dois anos e meio na quinta-feira (28), apesar dos especialistas alertarem sobre "otimismo excessivo" na moeda em meio à incerteza sobre a economia do Reino Unido, que deve sofrer mais uma queda com a extensão das medidas de bloqueio.

O par GBP/USD subiu 0,39% para US$ 1,3740, seu maior valor desde março de 2018.

"Consideramos o otimismo com a libra excessivo e vemos o risco de expectativas frustradas. Portanto, pedimos cautela sobre as apostas em mais ganhos em libras esterlinas", advertiu o Commerzbank.

A libra vem montando uma onda de otimismo por semanas após o Reino Unido e a UE evitarem um Brexit sem acordo, mas ainda há muitas perguntas sem resposta sobre a economia do Reino Unido após o Brexit e medidas de bloqueio estendidas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou na quarta-feira que o atual bloqueio nacional seria estendido por cinco semanas, até 8 de março, para conter a propagação do vírus e permitir tempo suficiente para o lançamento das vacinas.

"Há um alto grau de incerteza, pois é difícil dizer como a pandemia se desenvolverá em curto prazo e quando e com que rapidez as restrições podem ser atenuadas", disse o Commerzbank. "Como resultado, as perspectivas econômicas permanecem muito incertas."

O Brexit, por sua vez, serve apenas para atiçar as chamas da incerteza e resta saber o quanto "está afetando mal a economia britânica", acrescentou o Commerzbank.

"Neste contexto, cortes adicionais nas taxas do BoE ainda não estão fora da agenda e a reunião da próxima semana, quando um novo relatório de política monetária também deve ser publicado, provavelmente será examinada em busca de comentários desta natureza."

A maioria dos especialistas, no entanto, concorda que, embora haja uma chance externa de um corte nas taxas na próxima semana, o BoE está mais propenso a recorrer ao seu programa de compra de títulos para apoiar a recuperação, já que o banco central vai querer manter a sua munição para quaisquer choques econômicos em potencial nos próximos meses.

"Mesmo que tenhamos outro bloqueio e a pandemia esteja se arrastando um pouco, a economia parece um pouco mais resiliente. O Banco da Inglaterra provavelmente tentará guardar a munição de reserva [de taxas de juros negativas] para outro choque... Se houver outro choque, eles não terão realmente muito mais para fazer ", disse o economista-chefe da KPMG UK  Yael Selfin.