quinta, 28 de março de 2024
IPCA

Itaú revisa projeção do IPCA 2020 para 4,3%, acima da meta

01 dezembro 2020 - 16h55Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O Itaú (SA:ITUB4) revisou a projeção do IPCA para 2020 de 3,75% para 4,3%, acima da meta do Banco Central, incorporando a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, de retomar a bandeira vermelha 2 para a conta de luz em dezembro.

Em relatório divulgado nesta terça-feira (1), a economistas-sênior do banco, Julia Passabom, escreve que a decisão não era esperada, uma vez que a agência havia anunciado bandeira verde em todos os meses até dezembro, e possui impacto de 0,45 ponto porcentual na leitura de inflação de dezembro.

A projeção também incluiu uma revisão para cima de 0,08 ponto porcentual em outros itens, principalmente na parte de alimentos.

Para 2021, o banco manteve a projeção em 3,1%, considerando que o impacto deflacionário da bandeira no próximo ano será compensado por revisões altistas na expectativa de outros preços administrados, principalmente o reajuste de plano de saúde anunciado há algumas semanas pela Agência Nacional de Saúde.

Assim, o banco espera que o ambiente de expectativas de inflação ancoradas e a elevada capacidade ociosa da economia exerçam pressões baixistas em 2021.

A economista escreve ainda que os principais riscos para a projeção estão relacionados à desancoragem fiscal, com efeitos potenciais sobre expectativas inflacionárias, depreciação cambial adicional e o grau de repasse para os demais preços na economia.