quinta, 25 de abril de 2024
Produto Interno Bruto

Itaú eleva projeção de crescimento do PIB de 4% para 5% em 2021

O banco também realizou uma alteração na projeção de taxa de desemprego ao final do ano, reduzindo de 12,7% para 12,3%

27 maio 2021 - 17h35Por Redação SpaceMoney

O Itaú elevou sua projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2021 de 4% para 5%. Em relatório divulgado nesta quinta-feira (27), o banco avaliou que a atividade econômica continuou se expandindo no 1T21, dentro de suas expectativas.

Para a instituição, a normalização na taxa de poupança das famílias, o crescimento expressivo da economia global com alta de preços de commodities, e o ciclo de estoques no setor industrial vêm sustentando a retomada da atividade econômica.

O Itaú também realizou uma revisão significativa da projeção para o PIB do 2T21, de -0,1% para +0,6% ante o trimestre anterior com ajuste sazonal. "Após queda em março, a mobilidade e o consumo de serviços vêm se recuperando de forma mais rápida do que esperávamos", disse no documento.

Segundo o banco, há risco de novos recrudescimentos da pandemia, mas ainda avalia que o impacto econômico seria moderado, como verificado na segunda onda. Além disso, o Itaú acredita que o avanço da vacinação deverá reduzir os riscos relacionados à dinâmica do vírus no segundo semestre do ano.

O banco também realizou uma alteração na projeção de taxa de desemprego ao final do ano, reduzindo de 12,7% para 12,3%, devido à expectativa de crescimento maior do PIB.

 

Tags: Itau, PIB