Menu
Busca sábado, 16 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Avaliação

IPCA-15: apesar de surpresa baixista, cenário da inflação não muda, diz XP

IPCA-15 de maio registrou uma alta de 0,44%, abaixo do estimado pela corretora (0,54%)

26 maio 2021 - 11h44Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (25), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) referente ao mês de maio. O resultado foi uma alta de 0,44%, abaixo da mediana de expectativas do mercado (0,55%) e abaixo da estimativa da XP Investimentos (0,54%).

No ano, a inflação medida pelo IPCA-15 acumula alta de 3,27% e, em 12 meses, o índice alcançou variação de 7,27%.

Em relatório divulgado ontem (25), Tatiana Nogueira, analista da XP Investimentos, avalia que o principal desvio da projeção da corretora foi o subitem passagem aérea (- 0,13 p.p.). "Apesar da surpresa baixista, concentrada em um item, a dinâmica da inflação é preocupante", afirma a economista.

"Os preços dos serviços caíram 0,38%, devido à deflação das passagens aéreas (– 28%), enquanto a coleta apontava queda de apenas 1%, mas os serviços subjacentes, que excluem esses itens voláteis, mantiveram-se num patamar positivo (+0,08%)", continua.

Em contrapartida, Tatiana Nogueira ressalta como os preços dos bens industriais se comportaram. Nesse segmento, houve alta de 1% em maio, acima das estimativas de alta de 0,58% realizadas pela XP. " Essa alta foi bastante espalhada, com preços maiores em artigos de residências, vestuário, automóvel novo e etanol", diz.

"Em linhas gerais, apesar da surpresa baixista, o resultado não muda nossa visão sobre a inflação, que segue pressionada nos próximos meses. Entretanto, como passagem aérea, entre alguns outros itens, é repetida do IPCA-15 para o IPCA, revisamos nossa projeção de maio de 0,77% para 0,66%. Incorporamos devolução parcial dessa queda em agosto, cuja projeção passou de 0,18% para 0,26%. Para o ano, mantivemos nossa projeção de 5,4%", conclui a economista.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: