sexta, 29 de março de 2024
Indicador Econômico

Investimentos recuam 18% em abril ante março, diz Ipea

Segundo a entidade, o resultado foi influenciado pela forte queda nas importações

01 julho 2021 - 12h24Por Redação SpaceMoney

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou recuo de 18% em abril ante março deste ano, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados nesta quinta-feira (1).

Na comparação com o mesmo período de 2020, o mês de abril deste ano registrou uma expansão de 39,1%.

"Os resultados foram afetados pela forte queda nas importações, explicada por uma base de comparação elevada em março, quando foram contabilizadas muitas operações envolvendo importações fictas de plataformas de petróleo associadas ao Repetro", diz o Ipea, em relatório.

Segundo o Ipea, o consumo aparente de máquinas e equipamentos registrou queda de 33,5% em abril, e o trimestre móvel foi encerrado com queda de 13,7%.

Enquanto a produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno apresentou crescimento de 5,3% em abril, a importação caiu 84% no mesmo período. 

No acumulado em doze meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos registrou aumento de 12,7%. Já o indicador de investimentos em construção civil, após modesto crescimento verificado no mês passado, recuou 2,5% em abril e o segmento teve queda de 4,6% no trimestre móvel.

O Indicador de FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. No resultado acumulado em 12 meses encerrado em abril, os investimentos apresentaram expansão de 6,9% na comparação com o período anterior.

*Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea.