sábado, 20 de abril de 2024
Varejo restrito

Inter: após seis meses de crescimento, vendas no varejo recuam 0,1% em novembro

18 janeiro 2021 - 14h19Por Redação SpaceMoney
Varejo restrito apresenta leve alta em novembro de 2020Varejo restrito apresenta leve alta em novembro de 2020 - Crédito: Markus Spiske via Unsplash

As vendas no varejo restrito – que inclui oito segmentos do comércio, excluindo veículos e material de construção – retraíram 0,1% em novembro de 2020, após seis meses de crescimento, de acordo relatório do Banco Inter, divulgado na última sexta-feira (15). Apesar da leve queda, o varejo apresentou alta de 3,4% quando comparado com novembro de 2019.

Segundo o documento, o resultado reflete o contexto do fim do ano passado, com a iminência do fim do auxílio emergencial impactando negativamente a confiança dos consumidores, juntamente com a alta da inflação dos alimentos. 

Supermercados e hipermercados

Os dados divulgados ainda indicam que o segmento de supermercados e hipermercados teve queda de 2,3% nas vendas de novembro do ano passado em relação ao mês de outubro. Na comparação com novembro de 2019, a retração foi de 0,4%.

A queda no volume, segundo o Inter, está em parte ligada ao aumento brusco no preço dos alimentos no último trimestre do ano. A baixa também pode estar relacionada ao aumento da alimentação fora dos domicílios.

Confiança do consumidor

O relatório também aponta queda no índice de confiança do consumidor, que caiu 3,2 pontos em dezembro do ano passado para um total de 78,5.

O banco argumenta que a piora da percepção dos consumidores está ligada tanto ao momento atual quanto às expectativas futuras, reflexo do fim dos auxílios do governo, mercado de trabalho ainda fraco e a elevação momentânea da inflação.