sexta, 29 de março de 2024
Tecnologia

Inteligência artificial ajuda na criação de modelos de crédito atualizados em tempo real

Fintech BizCapital utiliza solução da DataRobot para criar modelos que mantêm produtividade e aumenta dinamismo, mas sem interferir na produção

22 novembro 2021 - 17h24Por Redação Spacemoney
 - Crédito: Shahadat Rahman via Unsplash

A velocidade na resolução de problemas é um dos diferenciais mais esperados em parcerias entre empresas e seus fornecedores de tecnologia. Para determinados mercados, no entanto, é preciso ir além: a agilidade na solução deve vir acompanhada de resultados úteis para o negócio.

Um exemplo disso é a parceria entre a DataRobot, empresa líder global em Inteligência Artificial e Machine Learning Automatizado, e a BizCapital, fintech que oferece soluções financeiras para pequenos e médios negócios brasileiros, desde crédito PJ à conta digital. 

Com previsão de abertura de mais de 40 mil contas jurídicas digitais gratuitas para facilitar a gestão financeira e o desembolso de mais de R$ 500 milhões em crédito até dezembro de 2021, a fintech carioca buscava melhor monitoramento de seus modelos e um aperfeiçoamento para atender seus requisitos de produtividade, governança e quantidade de produção. 

A solução foi um trabalho de monitoramento constante no formato Challenger Models (Modelos Desafiantes). No início da parceria, o acesso da BizCapital à plataforma DataRobot tinha o objetivo de trazer insights para o negócio: eles subiam os dados no sistema e a DataRobot auxiliava no entendimento das informações para criação de modelos para cada desafio que surgia. 

O trabalho amadureceu e, agora, é uma solução ponta a ponta envolvendo separação de dados, modelagem e MLOps (Deploy facilitado de modelos, monitoramento e governança de modelos preditivos da própria DataRobot ou de terceiros), detalha Rodrigo Bertin, diretor de Sucesso do Cliente em IA da DataRobot.

“Nossos modelos se tornaram mais rápidos e a performance melhorou utilizando os modelos desenvolvidos pela DataRobot. O que gastávamos três semanas passou a ser feito em apenas uma, gerando insights que não tínhamos conhecimento. São valores intangíveis que agregaram muito ao nosso negócio. Atualmente, somos o player que disponibiliza crédito mais rápido para as empresas – menos de uma hora. Precisamos de uma tecnologia que atue em tempo real para mantermos nossa agilidade e eficiência”, complementa Cristiano Rocha, fundador da BizCapital.

Segundo ele, utilizar a tecnologia de IA da DataRobot foi fundamental para desafiar os modelos e torná-los melhores. Uma das principais vantagens da plataforma, afirma, é a capacidade de democratizar o acesso à inteligência artificial, ampliando sua utilização para outras áreas da empresa.

Em um cenário em que muitas companhias têm seus protótipos de trabalho criados em várias linguagens, até mesmo abertas e gratuitas, a DataRobot vai além: está disponível ao cliente para dar auxílio à complexidade dos processos de cada negócio. 

“Automatizamos a produção de modelos preditivos baseados em Machine Learning, fazemos o monitoramento deles e, conforme são feitas as previsões, é possível verificar em tempo real a mudança dos dados. Ao detectar que as alterações são significativas em termos de capacidade de previsão do seu modelo, parte-se para a criação de um novo algoritmo de forma automatizada pela DataRobot. O destaque desse sistema Challenger Models é que os modelos (novo e desafiante) conseguem rodar em paralelo, permitindo que a troca para o novo modelo possa ser executada de forma simples e com confiança”, ressalta Bertin.

Se a empresa nota que não está com o mesmo nível de aprovação de crédito que antes, ou que há muita aprovação e aumento do risco, ela já pode tomar ações imediatas, resolver esses problemas e registrar impactos positivos ao final de cada Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), por exemplo.

“No atual momento que vivemos, as coisas mudam de uma semana para outra, ainda mais em meio a uma pandemia, em que os negócios abrem presencialmente, depois fecham, abrem parcialmente ou o comportamento do consumidor também se altera rapidamente. A velocidade na análise dos dados pode ser a diferença entre garantir ou não resultados”, salienta o executivo da Data Robot.